Quando você pensa sobre o popular franquia de filmes "Transformers", que lhe ocorreu que um dos transformadores lendários seria uma cama que se torna uma cadeira de rodas?
Equipamento para idosos e pessoas com deficiência alcançaram um verdadeiro marco mundial recentemente, e que poderia ser uma medida de segurança fenomenal para muitos. No Japão, um novo robô, combinação cama-cadeira de rodas fabricados pela Panasonic é o primeiro dispositivo do gênero a receber uma certificação de segurança global.
Japão teve uma pressão adicional sobre a sua economia e as estruturas sociais nas últimas décadas.Uma parcela significativa da população do país está envelhecendo, colocando um fardo pesado para as gerações mais jovens, que de repente se encontram na posição de cuidadores. À medida que o número de idosos que necessitam de cuidados em torno do relógio cresce, o número de profissionais de saúde parece estar diminuindo. No mínimo, eles não são suficientes para atender a demanda de serviços.
Um dos perigos mais significativos enfrentados pelos enfermeiros e outros profissionais de saúde é o risco de lesões durante a transferência de um paciente para dentro ou para fora da cama. Inovação da Panasonic é a primeira solução verdadeiramente prático para este problema e, como tal, tornou-se o primeiro a ser certificado como compatível com ISO13482. Esta norma é o novo padrão global para a segurança em robôs de serviço.
Neste particular combinação cama-cadeira de rodas, no entanto, não surgiu sem várias versões anteriores. Primeiro esforço da Panasonic era simplesmente criar um robô que ajudasse a levantar com a operação de transferência. O dispositivo foi chamado de transferência Assist Robot e utilizado um par de braços robóticos que seria posicionado por baixo do paciente. O problema com este dispositivo é que era lento e havia um risco de prejuízo para o paciente se os braços não foram devidamente posicionado.
Panasonic eventualmente abandonou a idéia em favor de um novo-uma cama que pode se transformar em uma cadeira de rodas. Muito parecido com os carros, aviões e outros dispositivos vistos em desenhos animados infantis e "Transformers" de Michael Bay filmes, este dispositivo é realmente um robô disfarçado. Ele é compacto, perde a televisão ajustável que seu protótipo tinha integrado, e requer apenas assistência menores de um único cuidador.
O paciente simplesmente precisa mudar alguns centímetros para o lado, e o colchão divide em duas metades, com uma metade restante ancorada na cama enquanto os outros desliza para fora e, com alguns ajustes, torna-se um pé, cadeira de rodas elétrica.
O Resyone robótico combinação cama-cadeira de rodas é representante da nova visão focada em segurança da Panasonic para a robótica na área da saúde. Eles planejam comercializar agressivamente o dispositivo no mercado em todo o mundo, agora que ela obteve a certificação. Nenhuma palavra ainda sobre o preço de compra para esta maravilha robótico. Existe um Transformer cama para uma cadeira de rodas em seu futuro?
Fonte: gizmag.com
Tradução: Google
Tags:
Adaptações
Cadeira de rodas
Cadeirante
Ciência e tecnologia
Lesão Medular
Paraplégico
PCD
Pessoas com Deficiência
Reabilitação
Serviços