Os tenistas brasileiros Maurício Pommê, Carlos Santos e Daniel Rodrigues embarcam rumo aos Estados Unidos nesta segunda-feira, 5, para a disputa de dois torneios no país. O primeiro será o Atlanta Open, de 7 a 10 deste mês. O outro é o Texas Open, de 15 a 18 de maio. As duas competições valem pontos no ranking mundial e, consequentemente, para a classificação aos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015 e Rio-2016.
Integrante do Time São Paulo desde o ano passado, Maurício Pommê, 44 anos, conheceu o tênis aos 10 anos. Aos 27, sofreu uma lesão na coluna ao cair de um telhado a 13 metros do chão e tornou-se paraplégico. O acidente no entanto, não tirou o tênis de sua vida. A ampla experiência com o esporte – Maurício chegou a competir em torneios profissionais – o levou a considerar a pratica do tênis em cadeira de rodas.
“Sofri o acidente em 1997 e, em 1999, competi no meu primeiro torneio de tênis em cadeira de rodas. Era muito diferente de jogar em pé, senti algumas dificuldades, principalmente com a locomoção rápida na cadeira, mas consegui evoluir rápido. Em 2000, fui convocado para o Mundial por equipes na França. A partir daí, vi que poderia evoluir mais e me dedicar ao esporte”, conta Maurício.
Em 2007, no Parapan do Rio de Janeiro, o atleta foi medalha de ouro nas duplas ao lado de Carlos Santos. Em 2011, no Parapan de Guadalajara, com o mesmo parceiro, conquistou o bronze. O paulistano pentacampeão brasileiro ainda tem em seu currículo três participações em Jogos Paralímpicos: Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. “Agora, a meta é estar, pela quarta vez, nos Jogos Paralímpicos. Por isso, esses torneios são tão importantes, preciso acumular pontos no ranking”, explica ele, que ocupa a 55ª posição atualmente no ranking mundial.
Os recursos para a viagem de Maurício são provenientes do Time São Paulo. Criado em 3 de novembro de 2011 em parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Governo do Estado de São Paulo, o Time São Paulo visa avaliar, controlar e executar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas de alto nível vinculados ao estado de São Paulo.
O Time São Paulo-2014 conta com 33 atletas, seis atletas-guia e 23 profissionais das áreas técnica, administrativa e médica, como fisioterapeuta, nutricionista, massoterapeuta e psicóloga. Nove modalidades fazem parte do projeto: atletismo, bocha, canoagem, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vela adaptada.
Assessoria do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Daniel Brito
Thiago Rizerio
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Ezequiel Trancoso (estagiário)
Daniel Brito
Thiago Rizerio
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Ezequiel Trancoso (estagiário)
Tags:
Cadeira de rodas
Cadeirante
Esportes
JOGOS PARALÍMPICOS DO RIO-2016
Modalidades paralímpicas
Tênis em cadeira de rodas