Seminário contou com a participação da Secretária de Estado Dra. Linamara Rizzo Battistella
Autoridades reunidas defendem a comunicação alternativa como ferramenta de inclusão. (foto:André Baldini)
Aconteceu na sexta-feira (06) na cidade de São Paulo o Seminário “A comunicação alternativa como ferramenta da inclusão”. O evento foi sediado no auditório do Campus Vergueiro da universidade Uninove.
A mesa de abertura foi composta pela Dra. Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Tuca Munhoz, secretário adjunto da mesma secretaria; Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Ana Estela Haddad, coordenadora de política para desenvolvimento integral de primeira infância, representando o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, entre outras autoridades.
Estela Haddad destacou que é necessário ter a capacidade de empatia para o diferente, para fomentar as políticas públicas para as pessoas com deficiência.
Dra. Linamara Rizzo Battistella destacou a possibilidade de “podermos nos comunicar dentro desta ação que tem significado enquanto política pública, e a transversalidade que deve acompanhar as pessoas com deficiência. Tudo isso estimula a pesquisa, o mercado”.
A Secretária de Estado ressaltou também que “o desenvolvimento tecnológico deve ser celebrado com a tecnologia assistiva. A comunicação é impactante para todos nós e sabemos o quanto nos faz falta o poder da comunicação. Sabemos que ainda há muitos desafios pela frente com a causa da inclusão. Essa educação que vai transformando a sociedade, melhorando a qualidade de vida. É preciso garantir o direito de todos. Ao assegurar os direitos dos outros, somos nós que saímos ganhando. Estamos promovendo o desenvolvimento econômico e social”.
Dra. Linamara elogiou a estrutura de países como a Espanha na área de tecnologia assistiva como centro difusor, em “uma troca solidária que ajuda o desenvolvimento do modelo inclusivo”. A secretária finalizou dizendo que “São Paulo é um Estado privilegiado, é do tamanho de um país”.
Estiveram presentes também os palestrantes espanhóis Maria Del Coral Elizondo Carmona e José Manuel Marcos Rodrigo, ambos do Portal ARASAAC, de Aragón, Espanha.
O portal ARASAAC (portal Aragonês de Comunicação Alternativa e Ampliada) oferece recursos gráficos e materiais para facilitar a comunicação das pessoas com algum tipo de dificuldade nesta área. O conteúdo é de livre acesso e pode ser encontrado no sitehttp://www.catedu.es/arasaac/, indicado para casos de paralisia cerebral, deficiência intelectual, transtornos do espectro autista, enfermidades neurológicas, distrofias musculares, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.
Os produtos de apoio para a comunicação incluem recursos tecnológicos, como os comunicadores de fala artificial ou os computadores pessoais e tablets com programas especiais.