Associação Morungaba inaugurou a exposição fotográfica Itinerante “Espiralando”, que marca o início das comemorações dos 25 anos de sua fundação. A mostra fica no espaço do Memorial da Inclusão, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, até 20 de outubro.
Na noite de abertura, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marco Antonio Pellegrini agradeceu a presença de todos e falou sobre a exposição e sobre o porquê de ser lançada na sede da Secretaria.
“A exposição é itinerante, mas o trabalho não. Quero dizer que vocês todos fazem parte desse projeto e fazem parte desta Secretaria também. Somos nós que que juntos lutamos pela inclusão”.
Ainda durante a abertura, aconteceu uma mesa redonda sobre o tema “Acessibilidade e Inclusão”, com a participação do Secretário Adjunto, Marco Antonio Pelegrini; de Paulo Romeu Filho, consultor da Organização Nacional dos Cegos do Brasil; de participantes com deficiência do Projeto Use sua Cidade, da Morungaba.
A exposição “Espiralando” é composta por fotografias, de autoria de Ana Alcantara e de Ewandro Consolmagno, que retratam os projetos desenvolvidos pela Morungaba em 2012 e no início de 2013. Também foi apresentado o logotipo da associação produzido especialmente para pessoas com deficiência visual usando resina acrílica.
Todas as imagens tem recursos de acessibilidade: audiodescrição, impressão tátil em resina transparente e resina acrílica, além de uma nota proêmia (na qual uma pessoa envolvida na fotografia a descreve, permitindo uma percepção mais completa). Dessa forma, o evento procura garantir o acesso de todos os públicos aos seus conteúdos.
A exposição é itinerante e permanece no Memorial da Inclusão até 20 de outubro. Depois, será exposta em diversos locais públicos na cidade de São Paulo, até novembro de 2014.
Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br