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DIA NACIONAL DO BRAILLE: UMA LUTA QUE NÃO TERMINA HOJE


Em 08 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Braille. Para refletir hum POUCO Sobre os avanços e Necessidades de Políticas Pará PESSOAS com Deficiência visual, o Sensibiliza entrevistou a professora e Pesquisadora da Universidade Federal Fluminense Garrolici Alvarenga, que Contou hum Sobre POUCO Sobre Experiência Pessoal e Profissional com Educação especial.

- Conte hum pouco da SUA Experiência com Educação especial.
Minha Experiência com Educação especial E de Aproximadamente 22 ano. Além de Mãe de hum belo Jovem com Deficiência visual (cego), com déficit cognitivo (leve) e Perda Auditiva fazer Ouvido Esquerdo, sou also Profissional na área e multifacetada com OS sujeitos that passaram Por minha Trajetória Como professora com Diversas deficiências. Iniciei Minha Trajetória na área a partir, ENTÃO, do Nascimento do meu filho, em setembro de 1992, Que Nasceu com APENAS Meio quilo.
Sou also Mãe de "coração" de Uma ex aluna, de 20 anos, also cega congênita, e Que vive Comigo, na busca Alguns POR Vencer obstaculos na área educacional, JA Que em SUA Cidade NÃO térios Oportunidade de continuar 'SEUS ESTUDOS.
Desenvolvimento de Produtos em braille Pará a Educação (Foto: Divulgação)
Desenvolvimento de Produtos em braille Pará a Educação (Foto: Divulgação)
- Como se deu a Criação do Núcleo em that rápido Você Atua na UFF?
O "Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos, Produtos e Inovação Tecnológica do Pará o Ensino de Deficientes Visuais - NDVIS" foi CRIADO A Partir de Uma inquietude Minha Quanto à possibilidade de se ter hum locais universitário Pará uma DISCUSSÃO EO Estudo da área da Deficiência Visual . O Homem, Ser biopsicossocial, Traz na SUA História ontológica Limites e POTENCIALIDADES do Saber-Fazer. Pensamos Ser valida a Construção de Um grupo de Pesquisa em Que impere o pluralismo de ideias Pará hum Bem Maior. ASSIM, surgiu o NDVIS, CRIADO cabelo Interesse de Alunos, Professores e Pesquisadores vinculados Ao Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI / IB / UFF.
- Quais como Propostas fazer NDVIS e Qual a sua Relação com ELAS?
O Objetivo Geral visto uma Reflexão, o Desenvolvimento de Pesquisas e ARTIGOS CIENTÍFICOS, a Criação de Produtos e Práticas Educacionais Para o ensino de Deficientes Visuais (DV). O Núcleo fomentará Novas Ações Práticas em Todos Os níveis de ensino do Pará a Pesquisa e Produção de Materiais Didáticos acessíveis e Inovação Tecnológica. A Metodologia eStara voltada Às especificidades da DV.
QUALQUÉR Barreira Será, Efeito do preconceito, fruto do desconhecimento das Capacidades Humanas e Direitos dos Cidadãos. FOI O Primeiro Passo dado Pará agrupar Pesquisadores e docentes, esperando oferecer à Sociedade Novas Práticas, Novos materiais e Novos Olhares.
A Minha Relação com o NDVIS E Direta, meu Envolvimento E Totalmente Como Pesquisadora e implementadora de Estudos Para a Melhoria eA quebra de paradigmas Referente à Pessoa com Deficiência Visual e surdocegueira. Atualmente, esta "na moda" Falar de "Inclusão", "Diversidade", mas, na Verdade, AINDA caminhamos POUCO não Que se, comunique à Construção de Um Lugar de Direito desse Sujeito na Sociedade Brasileira.
- Como rápido Você Vê uma Evolução de Políticas Para Deficientes Visuais no Brasil?
O Sistema Braille foi CRIADO cabelo Francês Louis Braille (1809 - 1852), Que Perdeu a Visão AOS 3 anos e CRIOU UM Sistema de Leitura e Escrita Pará CEGOS AOS 16. Desde o advento, POUCO produzimos de novo.
O Brasil conhece o Sistema desde 1854, dados da Inauguração do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, Chamado, A Época, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Fundado POR D. Pedro II, o Instituto Já tinha Como Missão de Educação e profissionalização de Pessoas com Deficiência visual. O Brasil foi o Primeiro país da América Latina a adotar o Sistema, trazido POR José Álvares de Azevedo, Jovem cego Que Teve Contato com o Braille em Paris.
O advento da Tecnologia foi o Acontecimento verdadeira here comeu, Uma Revolução positiva e, Como Tudo Progresso, com Alguns entraves, O Que Fez Com que muitos Deficientes Visuais da atualidade dispensem o braille. Além Disso, o Fato de o Sistema Ser Utilizado Só POR Deficientes Visuais corrobora parágrafo Uma lentidão na utilização desse recurso nas Escolas de ensino regular.
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Os Audio-Livros e OS Diversos Recursos Que o MECDEISY, DOSVOX, NVDA, JAWS, telefonia apresentam São verdadeiramente uma "febre" no dia a dia. Mas, comeu Chegar a ESSE Nível, há hum Percurso Longo e sofrido parágrafo OS Deficientes Visuais e SUAS FAMÍLIAS. AINDA faltam Políticas Públicas Que identifiquem sos sujeitos na Mais tenra Idade, possibilitando ampliar como Expectativas de Sucesso em SUAS Vidas.
- O QUE AINDA Precisa Evoluir?
No Âmbito Educacional, Vivemos o despreparo e Ainda o desconhecimento de muitos Profissionais Referente AOS Recursos E Competências Que PODEM e devem Ser desenvolvidas Pelos indivíduos com Deficiência visual. A Falta de Informação e Ainda o diretor Problema Que se Percebe em Relação Ao Braille. Muitos Professores Acham Que É simples ensinar o Braille uma hum Aluno cego. No entanto, a alfabetização com ESSE Sistema TEM SUAS especificidades, EO professora, parágrafo Realizar ESSA Tarefa com Êxito, TEM de buscar Ajuda.
Vale Lembrar Que No Brasil AINDA NÃO possuímos Uma Política pública Referente AOS Bebês prematuros, Que na maioria das vezes Vão pra casa, sem ter o Acompanhamento necessary, comeu Que seja eliminada UO Descoberta QUALQUÉR tipo de patologia herdada Pela prematuridade. Vale ressaltar also that o braille E Importante, importantíssimo, mas há hum Caminho Longo a percorrer Para Que se Chegue Ao Domínio desse Sistema, Sendo Importante o preparo na pré-Escrita, Assim Como Acontece no Pará preparo a alfabetização na Escrita convencional dos videntes.
Além Disso, E necessary conhecermos a Deficiência Visual na SUA amplitude de especificidades: a baixa Visão com Todas As disfunções na SUA functionality e acuidade visual. AINDA TEMOS OS sujeitos Que, Além da Deficiência visual, possuem Outro comprometimento QUALQUÉR, that dificulta a aprendizagem do Sistema Braille, da forma padronizada, necessitando de adequações Otras Que OS permitam vivenciar na Prática o Prazer da Comunicação.
TEMOS RELATOS DE CEGOS Alunos Que dominam o Sistema Braille, Mas que continuam frustrados na discriminação that AINDA EXISTE Dentro das escolas, sem nivel medio e superior. E QUANDO conseguem Superar Toda ESSA Barreira do Conhecimento Acesso ao, se veem estagnados na busca de Um Lugar no Mercado de Trabalho. AINDA HOJE, OS concursos Públicos São uma forma Mais utilizada Para Que sos sujeitos consigam adentrar e Serem aceitos na functionality de SUAS Competências, ISSO QUANDO Não São deixados um Realizar Tarefas supérfluas. AINDA há Muito um Evoluir. E Um dia comemorações Pará, sim, cabelo advento Tecnológico e como possibilidade Que ELE Trouxe. Mas E TAMBÉM Um Dia Para refletir Sobre os inúmeros avanços Que precisam Ser encaminhados Diariamente parágrafo Uma Verdadeira Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência visual.

Fonte: Sensibiliza UFF.

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