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Motorista de ônibus barra a entrada de deficiente sem cartão de gratuidade e revolta passageiros

Motorista de ônibus barra a entrada de deficiente sem cartão de gratuidade e revolta passageirosDeficiente sem cartão de gratuidade é barrada (Crédito: Reprodução / Facebook )
Um vídeo divulgado no Facebook, nesta quinta-feira, mostra um motorista de ônibus da Linha 455 (Méier x Copacabana), da Viação Verdun, negando direito à gratuidade a uma mulher com uma perna amputada. Segundo a usuária da rede social que postou o vídeo, a passageira que não tem a perna esquerda e utiliza muletas, perdeu o cartão RioCard que dá direito a gratuidade no transporte público. Ainda de acordo com a usuária do Facebook, um pouco antes da gravação, a passageira passou pela mesma situação em outro coletivo da linha 455. Os dois motoristas afirmaram que só poderiam deixar a mulher entrar no veículo mediante ao pagamento da passagem. Após a negação na segunda tentativa, um homem que também estava no ponto de ônibus, ficou revoltado com a situação e pagou a passagem da mulher. No vídeo, a passageira tenta embarcar no carro identificado com a inscrição D71089, pertencente ao Consórcio Internorte.
A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro afirmou que os motoristas dos ônibus não cometeram nenhuma irregularidade, pois o direito à gratuidade de pessoas portadoras de necessidades especiais é garantido apenas com a utilização do Cartão RioCard Especial, como descrito na Lei nº 3167, de 27 de dezembro de 2000, que disciplina a Bilhetagem Eletrônica nos serviços de Transporte Público de Passageiros do Município do Rio de Janeiro.
Já a Viação Verdun se pronunciou através do Sindicato de Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro, o Rio Ônibus, afirmando que no caso da passageira sem o cartão RioCard Especial, porém com uma deficiência física visível, os motoristas deveriam ter autorizado a entrada da passageira pela porta traseira sem pagar passagem por ser tratar de um caso que não está previsto na lei. A empresa se prontificou a identificar os dois motoristas que negaram a gratuidade à portadora de necessidades especiais. A Viação Verdun informou à reportagem da Rádio Globo que vai reorientar os profissionais para que seja utilizado o bom senso em casos como este.


Gente, hoje presenciei essa cena e achei um absurdo e por isso estou compartilhar com vocês. Isso é pra vocês verem como deficientes sofrem com a falta de respeito e são humilhados.
Esta senhora não estava pedindo esmola, só queria embarcar com gratuidade, pois perdeu seu cartão de gratuidade e estava junto com a filha e a mesma com a camisa de colégio de uma rede pública. Ela tem uma das PERNAS AMPUTADAS e estava em um ponto de ônibus em Copacabana, quando acenou para o primeiro ônibus e o motorista e o cobrador não a deixou entrar junto com filha, depois de achar isso um absurdo levantei dei sinal para outro ônibus da linha 455, logo o motorista não deixou novamente causando revolta em todos que estavam no ponto. Ela só conseguiu embarcar pq um senhor fez o pagamento da sua passagem.
Sr. Motorista, não se esqueça que essa mulher que poderia embarcar por direito, poderia ser alguém da sua família.
Wilson Faustino

Wilson Faustino 43 anos casado, cadeirante empreendedor, trabalho com marketing e vendas diretas e virtuais. Atuando também como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Lomadee. Trago todo o meu conhecimento para ajudar aqueles que pretendem trabalhar do conforto da sua casa e conquistar a independência financeira e geográfica.

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