Com o apoio do Icep Brasil 104 jovens surdos conseguiram se inscrever no programa Jovem Candango. O programa jovem candango tem como objetivo promover oferecer a oportunidade do primeiro emprego aos jovens que tenham entre 14 e 18 anos e que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em estabelecimentos de ensino público no DF, ou em instituição particular, na condição de bolsistas. Os jovens inscritos vão trabalhar nos órgãos do Distrito Federal quatro horas por dia no contra turno da escola, para as pessoas com deficiência não exige critério de idade. A inclusão de 104 jovens com deficiência no programa jovem candango só foi possível em razão do apoio do Deputado Robério Negreiros que como com relator do projeto de Lei defendeu e garantiu 5% das vagas para as pessoas com deficiência. Conforme informações do GDF no dia 14 de agosto serão contratados os primeiros 71 jovens surdos inscritos no programa.
O Programa Jovem Candango dará a oportunidade do primeiro emprego aos jovens que tenham entre 14 e 18 anos e que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em estabelecimentos de ensino público no DF, ou em instituição particular, na condição de bolsistas. A meta do Governo é colocar no mercado de trabalho 10 mil jovens, sendo 2 mil no 1º semestre de 2014.
Segundo o governador Agnelo Queiroz, a meta do Governo é proporcionar ao jovem a chance de ter o seu primeiro emprego, sem precisar abrir mão dos seus estudos.
"Além de ter renda, eles terão contato com o serviço público desde cedo. Vão adquirir, juntamente com a sua formação, o gosto pelo serviço público e descobrir a importância de se atender bem à população", explicou o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda.
Terão prioridade na participação do Projeto, os jovens que:
Terão prioridade na participação do Projeto, os jovens que:
Pertençam a famílias com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos e estejam inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais;
Sejam egressos do sistema socioeducativo do DF;
Sejam oriundos dos programas de erradicação do trabalho infantil;
Sejam jovens com deficiência;
São familiares de vítimas, encaminhados pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – FUNAP/DF;
Sejam familiares de presos provisórios ou internados, encaminhados pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – FUNAP/DF;
Estejam amparados por medida de proteção, prevista no artigo 101, inciso VII, da Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente;
Participam do Programa Bombeiro Mirim do Distrito Federal
Residam há, no mínimo, cinco anos em área rural.
Inscrições
Ainda não começaram, mas fiquem de olho no site da SEAP: www.seap.df.gov.br no link Jovem Candango (http://jovemcandango.wix.com/jovemcandango). Mais informações pelos telefones: 3961-1768 ou 3966-6188.
Carga Horária:
O jovem candango trabalhará 4 horas diárias (matutino ou vespertino) no horário posterior ao escolar, perfazendo um total de 20 horas semanais.
Benefícios:
a) Carteira de Trabalho assinada pela instituição a ser contratada;
b) Remuneração correspondente a 2/3 do salário mínimo;
c) Auxílio alimentação;
d) Auxílio transporte no valor necessário ao deslocamento entre a residência e o local de trabalho e vice-versa;
e) FGTS;
f) Férias;
g) 13º salário;
h) Certificado de conclusão de curso de gestão administrativa.
Tempo de permanência no Programa
O tempo de permanência no programa é de até dois anos. O jovem ao deixar o Programa terá experiência no currículo, o que será importante para seu futuro profissional. É o GDF valorizando a juventude candanga.
Fonte de informação da assessoria de comunicação do ICEP BRASIL
Site: www.icepbrasil.com.br
Email: icepbrasil@icepbrasil.com.br"
Facebook: www.facebook.com/icepbrasil
twitter: www.twitter.com/icepbrasil
Site: www.icepbrasil.com.br
Email: icepbrasil@icepbrasil.com.br"
Facebook: www.facebook.com/icepbrasil
twitter: www.twitter.com/icepbrasil
Tags:
Deficiente Auditivo
Inclusão
Pessoas com Deficiência
Política Inclusiva
Surdos
Vagas de Emprego