O projeto Tratamento de Infertilidade para Todos, promovido por médicos, pacientes e assistentes sociais, realiza neste sábado (9), no Teatro Gazeta, em São Paulo (SP), um encontro gratuito para debater o acesso aos tratamentos de reprodução assistida no País. Para o debate, que acontece entre 8h30 e 12h, estarão presentes especialistas na área de reprodução humana, além de advogados, deputados e representantes de ONGs (organizações não governamentais).
De acordo com representantes do projeto, o objetivo do encontro é discutir maneiras de garantir o acesso aos tratamentos de infertilidade tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) — que hoje enfrenta uma grande demanda com filas de espera de anos —, como pelos planos de saúde. Atualmente, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde), as empresas de saúde não são obrigadas a custear este serviço.
O evento contará com participação do presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), Newton Busso, entre outros médicos brasileiros, e terá como participação especial o médico argentino Sérgio Papier, presidente do Comitê Cientifico e Coordenador da Comissão Assessora em Técnicas de Reprodução Humana Assistida da Sociedade Argentina de Medicina Reprodutiva, que liderou movimento parecido em 2013.
Os deputados federais Mara Gabrilli e Eleuses Paiva e advogada Karyna Rocha Mendes da Silveira, membro efetivo da OAB (Comissões de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica, e Direito da Saúde e Responsabilidade Médico-Hospitalar) também farão parte do debate.
Após o evento, haverá uma mobilização na avenida Paulista com um desfile de carrinhos de bebês vazios, simbolizando a dor dos casais inférteis.
Serviço
Data: sábado (9)
Horário: 8h30 – 12h
Local: Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900)
Horário: 8h30 – 12h
Local: Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900)
Tags:
Notícias