É bem comum ouvirmos essa frase: “Não tente reinventar a roda”. Mas isso não parou Gilad Wolf, um fazendeiro e inventor israelense, que percebeu que era muito difícil se sentir confortável em uma cadeira de rodas tradicional. E ele decidiu reinventar as rodas da sua cadeira de rodas.
Pegando emprestado conceitos de tudo, desde equipamentos agrícolas até inovações da Radbiomed em Tel Aviv, a invenção de Wolf, chamada SoftWheel, é uma roda extremamente confortável e bastante eficiente.
O segredo aqui é a suspensão: as cadeiras de roda tradicionais perdem até 30% de energia devido a ausência de suspensão. Isso faz com que quem as use precise fazer muito esforço mesmo que seja para passeios curtos. Para solucionar a questão, o design da SoftWheel conta com um aro com três cilindros de compressão de absorção de choques. Isso suspende o centro da roda enquanto distribui uniformemente a massa ao longo da cadeira, dando ao piloto a capacidade de descer facilmente escadas e superar obstáculos.
O resultado final é uma roda completamente nova, mas compatível com equipamentos já existentes – não será necessário a compra de uma cadeira nova, apenas a troca das rodas. E não é apenas para cadeiras de rodas: a SoftWheel funciona bem em outras aplicações, também. Em alguns minutos, eles conseguiram colocar o protótipo da roda em uma bicicleta, resultando em uma pedalada mais suave e rápida, como visto no vídeo abaixo: