Quanto mais intenso o calor, maior o risco de desenvolvimento de pedras nos rins. O risco é ainda mais elevado entre os homens. Cerca de 15% da população mundial apresenta cálculos renais, sendo que 85% dos paciente conseguem expelir as pedras naturalmente, pela urina.
De acordo com especialistas, o aumento da transpiração nesta época do ano, principalmente se associada à falta de ingestão adequada de água, pode acarretar na formação de cálculos renais.
Para prevenir a doença, é preciso optar por uma dieta que inclua suco de frutas cítricas, pouco sal e ingestão de, no mínimo, dois litros de água diariamente. As refeições devem conter mais verduras, legumes, frutas e saladas. Frutos do mar devem ser evitados, já que contêm altas doses de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais.
As refeições diárias devem conter mais verduras, legumes frutas e saladas.
Os frutos do mar contêm altas doses de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. "É importante também considerar a redução de frituras e carne vermelha nesta época de calor", enfatiza o urologista.
Mais de 15% da população mundial apresenta cálculos renais, sendo que na maioria dos casos, 85% conseguem expelir as pedras naturalmente, pela urina.
Para evitar esse transtorno, o urologista explica que a maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo está ao observarmos a coloração da urina.
"Quanto mais transparente estiver a urina, melhor. Se estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado, longe dos cálculos renais," explica Vicentini.
Tags:
pedras nos rins