A TV Cultura lança, na próxima segunda-feira, um edital para produções audiovisuais voltadas à inclusão de pessoas com deficiência.
Intitulado Passa Lá em Casa - A Moradia Assistida e a Autonomia Possível, o projeto é uma parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Estado de São Paulo.
A ideia é contemplar até três documentários com prêmios entre R$ 110 mil e R$ 200 mil cada um. Os filmes deverão ter 52 minutos e serão exibidos no canal em 2014.
Cada produção precisará explorar o conceito de moradia assistida, com base em questões como autonomia individual, inserção social, relação com a família, trabalho/remuneração e custeio das experiências expostas.
Poderão ser contempladas histórias realizadas no Brasil e no exterior.
"Queremos dar voz à pessoas com deficiência e entender as necessidades que a cidade deixa de oferecer a elas", diz Marcus Fernandes, gerente de aquisições, produções independentes e criação da TV Cultura.
O edital se estenderá até 28 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever no site www.lumlab.com.br.
Em 2012, também em parceria com a secretaria, a Cultura exibiu o desenho "Por que Heloísa?", sobre uma menina com paralisia cerebral.
Fonte: folha.uol.com e APNEN Nova Odess