Trending

Nadadora paulista comemora medalha de ouro e diz que esporte ajudou a superar vergonha na infância

Thiago Rizerio/CPB
Samara Zago posa para foto com a medalha de ouro conquistada nos 100m costas, classe S8
Na abertura das Paralimpíadas Escolares 2013, que ocorreu nesta segunda-feira, 25, a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Linamara Battistella, reforçou que o esporte é um transformador na vida de qualquer pessoa com deficiência. Nesta terça-feira, 26, na piscina da Escola de Educação Física da Polícia Militar, em São Paulo, esse efeito transformador pôde ser visto na reação de alguns atletas.
Samara Zago, nadadora de 16 anos, parece concordar com as palavras da secretária. Depois de vencer os 100m costas (classe S8), a paulista de Novo Horizonte contou que se sentia orgulhosa por competir no evento. A adolescente nasceu com má formação nos braços e mãos e começou a nadar aos 10 anos de idade para fortalecer a musculatura dos membros. No entanto, a prática esportiva ajudou não apenas na parte física de Samara. “Tinha vergonha da minha deficiência, saía pouco de casa. Começar a nadar e competir me ajudou a perder essa vergonha e hoje me sinto orgulhosa do que faço”, relembrou a jovem.
E se na infância ela pouco aparecia nas ruas de Novo Horizonte, hoje Samara é bastante conhecida. “As pessoas sabem quem sou eu, que eu sou nadadora”, comemora a adolescente, que quer seguir no esporte de alto rendimento, mesmo sabendo da dura rotina de um nadador profissional. “É o que quero fazer. Posso deixar um pouco de lado a diversão para me dedicar ao esporte e seguir a carreira”, observou.
Samara é uma das principais nadadoras da equipe paulista nos Jogos e ainda nada mais duas provas nas Paralimpíadas Escolares durante a semana. As disputas de natação seguem até sexta-feira, 29, na Escola de Educação Física da Polícia Militar, sempre no período da tarde.
As Paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e com a Prefeitura da capital paulista.
Serviço:
Paralimpíadas Escolares
Data: 25 a 29 de novembro
Modalidades: Futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e natação
Local: Escola de Educação Física da Polícia Militar (Cruzeiro do Sul, 548, Canindé)
Modalidades: Bocha, judô, tênis de mesa e voleibol sentado
Local: Palácio das Convenções no Parque Anhembi (Prof. Milton Rodrigues, 100, Parque Anhembi)
Modalidade: Atletismo
Local: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361; entrada pela Av. Marechal Estênio Albuquerque de Lima)
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro nas Paralimpíadas Escolares
Daniel Brito (daniel.brito@cpb.org.br / 61 8188 0683)
Nádia Medeiros (nadia.medeiros@cpb.org.br / 61 3031 3067 / 61 8161 9271)
Thiago Rizerio (thiago.rizerio@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br / 61 3031 3067 / 61 8161 9271)
Luís Garcia (luis.garcia@mginpress.com.br / 11 3330 3848)
No Rio
Diogo Mourão (diogo.mourao@mginpress.com.br / 21 8301 0149)
Wilson Faustino

Wilson Faustino 43 anos casado, cadeirante empreendedor, trabalho com marketing e vendas diretas e virtuais. Atuando também como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Lomadee. Trago todo o meu conhecimento para ajudar aqueles que pretendem trabalhar do conforto da sua casa e conquistar a independência financeira e geográfica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads