Trending

Estilista de Sorocaba cria calça adaptada para cadeirantes

Projeto é finalista do 5º Concurso de Moda Inclusiva. Trabalho foi realizado em parceria com uma fisioterapeuta da cidade.
Sorocabana é uma das 20 finalistas no Concurso de Moda Inclusiva (Foto: Arquivo Pessoal)
Sorocabana é uma das 20 finalistas no Concurso de Moda Inclusiva (Foto: Arquivo Pessoal)
A estilista de Sorocaba (SP) Nadir de Almeida Nascimento é uma das 20 finalistas do 5º Concurso de Moda Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que tem abrangência mundial. O projeto da sorocabana, que foi realizado em parceira com a fisioterapeuta Dariene Rodrigues, será apresentado nesta terça-feira (19), em São Paulo, durante o desfile de premiação dos finalistas.
Ao todo, 358 projetos foram inscritos, vindo de vários estados brasileiros e também de outros países. De acordo com a assessoria de imprensa do concurso, uma das 20  finalistas do concurso é da Índia. A iniciativa visa incentivar soluções inovadoras que podem contribuir para o bem estar e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de apresentar novos conceitos à moda. Nesta quinta edição, puderam se inscrever estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais da área de moda do mundo inteiro.
Croqui da peça finalista do concurso de moda inclusiva internacional (Foto: Arquivo Pessoal)
Croqui da peça finalista do concurso de moda inclusiva
internacional (Foto: Arquivo Pessoal)
A peça confeccionada pela estilista de Sorocaba é uma calça jeans adaptada para cadeirantes e que tem toda a acessibilidade necessária para o dia-a-dia do deficiente, aliada a muito estilo e modernidade. “Eu me preocupei também com a lavagem do jeans, para deixar a peça bonita. Ela foi incrementada com detalhes, como uma parte raspada e a barra dobrada. Porém, o modelito é uma surpresa. Não podemos divulgá-lo antes do desfile desta terça-feira”, explica.
Nadir conta que, apesar de ser responsável pelo desenho e confecção da peça, a ideia do projeto foi da parceira, Dariene Rodrigues. A fisioterapeuta, que atua há 14 anos com pacientes que possuem algum tipo de deficiência fisíca, sentiu que precisava produzir uma roupa que atendesse às necessidades dessas pessoas. “Eles precisam de peças adaptadas, com aberturas estratégicas, como nas laterais, para facilitar o vestir e despir e, também, frontal para os pacientes que passam pelo procedimento de cateterismo”, frisa Dariene.
A fisioterapeuta ainda explica que a calça jeans foi confeccionada com elástico para facilitar o uso de fralda e com uma opção de bolso interno na região lateral da perna esquerda para acoplar bolsa coletora. “Eu estou desenvolvendo esse projeto há mais de dois anos e não tenho só essa peça, temos outros tipos de calças, bermudas, nos modelos femininos e masculinos. São peças de uso comum de todos e eu estou muito feliz de já ter conseguido colocar o projeto em prática”.
Premiação
Os 20 melhores projetos do Concurso de Moda Inclusiva serão apoiados com tecido para a confecção das roupas. O desfile de premiação está marcado para esta terça-feira (19), em São Paulo. Os três primeiros colocados serão premiados com uma menção honrosa, um kit de produtos para costura e a oportunidade de se apresentar na próxima edição do Fashion Mob Brasil em dezembro.
(Correção: O G1 errou ao afirmar que os três primeiros colocados receberiam premiação em dinheiro. A reportagem foi corrigida às 11h40 de 22 de novembro.)
Segundo a assessoria de imprensa do evento, o Brasil tem hoje 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 9 milhões, com grande mercado de produtos e serviços para atender as demandas específicas desse segmento.
A ideia da calça foi elaborada pela fisiterapeuta Dariene (à esquerda) (Foto: Arquivo Pessoal)
A ideia da calça foi elaborada pela fisiterapeuta Dariene (à esquerda) (Foto: Arquivo Pessoal)
Fonte: Natália de Oliveira, G1
Wilson Faustino

Wilson Faustino 43 anos casado, cadeirante empreendedor, trabalho com marketing e vendas diretas e virtuais. Atuando também como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Lomadee. Trago todo o meu conhecimento para ajudar aqueles que pretendem trabalhar do conforto da sua casa e conquistar a independência financeira e geográfica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads