A estilista de Sorocaba (SP) Nadir de Almeida Nascimento é uma das 20 finalistas do 5º Concurso de Moda Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que tem abrangência mundial. O projeto da sorocabana, que foi realizado em parceira com a fisioterapeuta Dariene Rodrigues, será apresentado nesta terça-feira (19), em São Paulo, durante o desfile de premiação dos finalistas.
A peça confeccionada pela estilista de Sorocaba é uma calça jeans adaptada para cadeirantes e que tem toda a acessibilidade necessária para o dia-a-dia do deficiente, aliada a muito estilo e modernidade. “Eu me preocupei também com a lavagem do jeans, para deixar a peça bonita. Ela foi incrementada com detalhes, como uma parte raspada e a barra dobrada. Porém, o modelito é uma surpresa. Não podemos divulgá-lo antes do desfile desta terça-feira”, explica.
Nadir conta que, apesar de ser responsável pelo desenho e confecção da peça, a ideia do projeto foi da parceira, Dariene Rodrigues. A fisioterapeuta, que atua há 14 anos com pacientes que possuem algum tipo de deficiência fisíca, sentiu que precisava produzir uma roupa que atendesse às necessidades dessas pessoas. “Eles precisam de peças adaptadas, com aberturas estratégicas, como nas laterais, para facilitar o vestir e despir e, também, frontal para os pacientes que passam pelo procedimento de cateterismo”, frisa Dariene.
Premiação
Os 20 melhores projetos do Concurso de Moda Inclusiva serão apoiados com tecido para a confecção das roupas. O desfile de premiação está marcado para esta terça-feira (19), em São Paulo. Os três primeiros colocados serão premiados com uma menção honrosa, um kit de produtos para costura e a oportunidade de se apresentar na próxima edição do Fashion Mob Brasil em dezembro.
Fonte: Natália de Oliveira, G1
Tags:
Adaptações