Trending

DEPOIMENTOS: PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PORTAL PCD ON-LINE

PcD On-line: Como e porquê se tornou paraplégico?


Edson Santi, Tive pólio aos 9 meses de idade, morava em uma cidade do interior de São Paulo, São Carlos e na época não havia esquema de vacinação em massa, zé gotinha e campanhas televisivas. Houve uma epidemia na cidade e muitos amigos não tiveram a mesma sorte ficaram com sequelas neurológicas e alguns chegaram a óbitos, eu fui acometido só dos membros inferiores.

PcD On-line: Qual a sua reação ao saber que não ia mais "poder andar"?
Edson Santi, Pela pouca idade e estar começando a aprender a andar fui me adaptando com aparelhos e bengalas que foram evoluindo conforme eu crescia, não tive como comparar andar ou não andar.
Sofri um pouco já adulto quando fui ao médico para ver o que estava acontecendo, pois tinha muitas dores nas pernas e joelhos a famosa “sequela de pólio” e o mesmo me disse: Se você quer viver com mais qualidade de vida precisará deixar as bengalas e andar de cadeira de rodas.
Confesso que achei que estava regredindo, mas estava totalmente enganado. Eu já não tinha vida social, não saia de casa e quando saia era para ficar sentado enquanto minha família se divertia.
Já com a cadeira não, vou para todo lado. É lógico que preciso de um planejamento, pois não é todo lugar que tem acesso.
PcD On-line: A cidade onde você mora oferece condições plenas de locomoção?


Edson Santi, Como disse acima, nem todo lugar tem acesso, mas na maioria tem. E é o seguinte: Uma dica aos amigos comerciantes, se você tem acesso vai receber visita de pessoas muito interessantes e com uma vontade imensa de curtir a vida, se não tem acesso fica chupando o dedo e perdendo dinheiro. Moro em São Paulo capital. 

PcD On-line: E quanto as políticas públicas o que você tem a dizer sobre isso?

Edson Santi, Para quem já teve oportunidade de sair de nosso país com eu tive, viu que temos muito que melhorar, mas o importante é que a coisa esta acontecendo e só depende de boa vontade de nossos governantes.

PcD On-line: O que você diria para os novos cadeirantes?

Edson Santi, Nunca desista de seus sonhos, se tem uma pessoa que gosta muito de você é você mesmo. Eu já corri 3 meia maratonas com minha handcycle se somar a quantidade de Km que já rodei devo estar chagando aos 1000 km, para quem ficava sentado no sofá ta bom né?
Sorria, chore, reclame, grite, fique indignado, chateado, macambuzio, sorumbático, faça alguma coisa e deixe de mi mi mi, é assim que se vive, a vida é uma montanha russa aproveite cada momento, pois com um passeio no parque de diversão a vida passa rápido. E pense nisto tem uma força maior que sabe tudo de você e o que é melhor para você, não sei para você quem é, mas no meu caso é Deus, abraços deste malacabado.
Wilson Faustino

Wilson Faustino 43 anos casado, cadeirante empreendedor, trabalho com marketing e vendas diretas e virtuais. Atuando também como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Lomadee. Trago todo o meu conhecimento para ajudar aqueles que pretendem trabalhar do conforto da sua casa e conquistar a independência financeira e geográfica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads