Após uma decisão muito equilibrada, o Instituto Superar, do Rio de Janeiro, derrotou os paranaenses da AEDV na disputa de pênaltis e conquistou o título da Copa Brasil – Série B de Futebol de 5. Com o resultado, tanto campeã como vice estão garantidas na edição de 2014 da série A da Copa Brasil.
A grande final foi disputada pelas duas equipes de melhor campanha na fase de grupos. Na chave A, o Superar venceu todos os três jogos e se classificou para as semifinais como líder de seu grupo. A AEDV não ficou para trás e, também com 100% de aproveitamento, dominou o grupo B, se garantindo entre os quatro melhores times do torneio.
Nas semis, Superar e AEDV derrotaram, respectivamente, Ueejaa e Advims e carimbaram vaga na elite do fut-5 nacional. No jogo decisivo, empate em 1 a 1, com Claudinei abrindo o placar para a AEDV e Dudu empatando para os cariocas. Após a prorrogação sem gols, o jogo foi para os pênaltis, com vitória do Superar por 2 a 0.
A Copa Brasil – Série B de Fut-5 foi disputada em Curitiba, no Paraná, entre quarta-feira, 2, e domingo, 6. Oito agremiações disputaram a competição, patrocinada pela Caixa Loterias. Em novembro, a capital baiana Salvador sediará a Série A, com participação das principais equipes e atletas do Brasil.
Copa Brasil de Futebol B2/B3
Na Copa Brasil de Futebol B2/B3, também disputada em Curitiba, a Adevipar, do Paraná, derrotou os capixabas do Ilbes no último sábado, 5, para ficar com o título. A vitória veio apenas nos pênaltis, com placar de 5 a 4 para os paranaenses. No tempo normal, o jogo terminou em 1 a 1. O futebol B2/B3 é uma modalidade não paralímpica praticada por pessoas com baixa visão. O esporte não se diferencia muito do futsal disputado por pessoas com visão total.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Comunicação CPB – (imprensa@cpb.org.br)
Daniel Brito
Ezequiel Trancoso (estagiário)
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Daniel Brito
Ezequiel Trancoso (estagiário)
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio