Ana Paula Fernandes foi uma das muitas atletas campeãs. Ela faturou o ouro na natação (Foto: divulgação: CPB) |
O Brasil confirmou o favoritismo e deu show no Campeonato Parapanamericano de Jovens, que se encerrou neste fim de semana, em Buenos Aires. Das dez modalidades disputadas na competição, oito terminaram com o Brasil como campeão. Neste primeiro ano de ciclo paraolímpico, a nova geração mostra que tem tudo para formar um grupo forte até 2016.
Apenas no levantamento de peso e no tênis o Brasil não foi campeão geral, enquanto que em outras modalidades, contou até com os melhores do mundo em atuação. Lorena Spoladore e Verônica Hipólito, no atletismo, e Talisson Glock, na natação, foram grandes destaques, mas não os únicos a brilhar na capital argentina.
"Fico muito feliz por ver essa repercussão, esse destaque que estou tendo na carreira. Mas o grupo é muito forte e está dando show na Argentina. Seria muito importante dividir atenção com eles, pois muitos outros atletas estão com ótimo desempenho", disse Verônica, em uma das conversas que teve com a reportagem do PARATLETA BRASIL.
Entre nomes menos badalados, mas que teve resultados dignos de um deles foi Lucas Mozela. Campeão em cinco provas de natação, das seis que disputou, teve um grande adversário a ser superado, o também brasileiro Andrey Garbe. Não é em vão que a Classe S9 é tida como a mais concorrida do país.
Números que fazem o Brasil prever uma geração vencedora não só para os Jogos de 2016, como comenta o coordenador de natação, Murilo Barreto: "Somos um exemplo para os outros países. Estamos focados não só no Rio-2016, mas também nos Jogos do Japão, em 2020. Desde o último Parapan, na Colômbia, em 2009, os índices e as marcas melhoraram muito".