Trending

Como fazer uma denúncia por falta de acessibilidade

Registro de reclamações de pessoas com deficiência será enviado aos órgãos competentes
As pessoas com deficiência residentes no Distrito Federal agora têm à disposição um canal exclusivo de comunicação com o governo – o Disque Acessibilidade. O serviço, lançado na tarde de segunda-feira (30), objetiva atender a demandas de barreiras físicas e discriminação, solucionando-as no menor tempo possível.
Localizada na Praça do Cidadão, na estação do metrô da 114 Sul, a Central funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para efetuar uma reclamação, a pessoa deve ir ao local ou ligar para um dos três números disponibilizados (2104-1173 / 2104-1174 / 2104-1175). A partir da demanda, então, o órgão competente será acionado, para que possa atuar na resolução do caso.
A novidade promete facilitar o trabalho feito pelo GDF por meio do Plano Viver sem Limite, lançado este ano, sob a coordenação da Casa Civil da Governadoria e da Secretaria de Justiça (Sejus). Com 35 projetos diversos, o Plano visa promover o exercício pleno e igualitário dos direitos das pessoas com deficiência. "A Central será importante para a gente desenvolver políticas públicas que estão sendo acordadas com o Governo Federal e entram em prática no DF por meio do Viver sem Limite", reforçou Alírio Neto, secretário de Justiça.
Para a coordenadora do Viver sem Limite na Casa Civil, Jeanne Lina, iniciativas como o Disque Acessibilidade são motivo de orgulho. "É uma honra estar aqui e enxergar o fortalecimento de novos projetos para pessoas com deficiência no DF."

Divisor de águas - O Disque Acessibilidade é um serviço da Sejus em parceria com outros órgãos e entidades do DF. Representante da Agência de Fiscalização (Agefis) no evento, Márcia Muniz afirmou que o novo serviço será um "divisor de águas". "As demandas das pessoas com deficiência ficavam dispersas em todos os órgãos. Agora, temos um lugar em que a pessoa pode ir e fazer a sua reclamação", comemorou.
Ainda de acordo com o secretário Alírio Neto, o sistema permitirá obter informações sobre onde estão as barreiras visíveis ou invisíveis no Distrito Federal. "O intuito é direcionar as políticas públicas exatamente para a necessidade específica desse público", completou.
Também estiveram presentes no evento representantes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e das secretarias de Governo e de Educação.

Serviço
Central do Disque Acessibilidade
Praça do Cidadão – Estação do metrô da 114 Sul
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
2104-1173 / 2104-1174 / 2104-1175

Fonte: Vivendo Diferente
Wilson Faustino

Wilson Faustino 43 anos casado, cadeirante empreendedor, trabalho com marketing e vendas diretas e virtuais. Atuando também como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Lomadee. Trago todo o meu conhecimento para ajudar aqueles que pretendem trabalhar do conforto da sua casa e conquistar a independência financeira e geográfica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads