De autoria do deputado Fábio Cherem, o Projeto de Lei nº 1.818/2011, que dispõe sobre a disponibilização de equipamentos para o lazer e a recreação de crianças cadeirantes em praças e parques estaduais, foi aprovado nesta última semana pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O projeto, que obriga o Poder Executivo Estadual a instalar no espaço de lazer público equipamentos especialmente desenvolvidos para crianças cadeirantes, busca a inclusão social das crianças portadoras de deficiência, propiciando-lhes uma fruição adequada e segura dos parques e praças estaduais.
Para Fábio Cherem, “a inclusão social dos portadores de necessidades especiais, como os cadeirantes, passa pela criação de mecanismos capazes de adaptarem os deficientes aos sistemas sociais “comuns”, para que a pessoa portadora de deficiência possa acompanhar a rotina daqueles que não possuem deficiência alguma. Cabendo ao Estado, na busca do bem comum e do interesse público, mitigar as barreiras que dificultam a inclusão de tais crianças na sociedade”.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Fábio Cherem