DA REDAÇÃO
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, lançam a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto” de conscientização e do uso das vagas exclusivas de estacionamentos públicos ou privados. O evento acontece nesta segunda-feira (16), às 18h30 no auditório da Secretaria de Estado de Educação, situado à rua Edgar Prado nº 215, Centro Politico Administrativo, em Cuiabá .Segundo Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, secretário de Estado Justiça e Direitos Humanos, o objetivo é sensibilizar e conscientizar todos cidadaõs sobre direitos e os valores que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência e idosas.
“Vamos contar com o apoio e mobilização de toda população na conscientização do respeito à vaga dos deficientes e dos idosos. As leis têm que ser respeitadas”, disse.
Julia Ulrich Alves de Souza, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, lembra que ainda há preconceito gerado pela falta de informação sobre assuntos relacionados a pessoas com deficiência.
"Apesar da legislação, a pessoa com deficiência física enfrenta grandes desafios, como falta de estrutura que impede a acessibilidade, obstáculos físicos, guias não rebaixadas e ônibus adaptados que não atendem a demanda, entre outras dificuldades”, pontuou.
Programação
A campanha acontece nos dias 16 a 21 de setembro, e inclui blitz educativas com orientações e aplicação da “multa moral”, cadastramento para emissão do cartão de identificação de deficiente ou idoso para uso das vagas exclusivas, audiência pública na Assembleia Legislativa e mobilização. A Secretaria municipal de Transporte Urbano de Cuiabá, (SMTU), vai fazer o cadastro das pessoas com deficiência ou idosas para aquisição do cartão, na quarta-feira, (18), das 8h às 14h na sede do DETRAN/MT e no Shopping Pantanal na quinta-feira, (19.09), das 14:00 às 19:00 horas. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na secretaria executiva dos conselhos, pelo telefone (65) 3613-9902, no horário das 13h às 19h