A 2ª festa da Associação dos Deficientes Físicos de Pomerode (APODEF) que aconteceu em 03 de agosto no pavilhão de eventos de Pomerode contou com a participação especial dos times de basquete na cadeira de rodas de Florianópolis e Joinville. O evento além de integrar pessoas portadoras de necessidades especiais visa arrecadar verbas para que a associação possa investir em esportes e divulgar a associação.
Os dois times participaram voluntariamente, recebendo apenas auxílio para o transporte e a alimentação. “Queremos parabenizar Pomerode por convidar e incentivar a prática do esporte adaptado. É muito importante mostrar que ele existe.”, afirmou o atleta de Florianópolis Gilmar Staviski.
Florianópolis virou o jogo no 4o tempo e venceu |
O jogador Edmilson Luiz do Amaral, do Raposas do Sul, gostou da organização do evento e aprovou a iniciativa: “A gente veio para incentivar quem está começando. Tendo bola e time a gente joga”, disse.
O cestinha de time de Joinville, Paulinho, ganhou duas fãs |
Quem também marcou presença no jogo foi o prefeito da cidade Paulo Pizzolatti. “Os atletas portadores de necessidades especiais são o maior exemplo de determinação e superação para as outras pessoas”, afirmou Pizzolatti. Sobre a mobilidade, o prefeito disse que Pomerode já está firmando parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para trazer mais acessibilidade aos cidadãos. “As novas estruturas já tem essa preocupação. É preciso valorizar a condição das pessoas”, contou.
Depois do jogo teve janta com churrasco e galeto onde o público pode aproveitar para confraternizar ao som do trio Musical Balada. Para as crianças a atrações foram os brinquedos infláveis.
APODEF
A Associação de Deficientes Físicos de Pomerode foi fundada em 2006, mas há um ano e meio tomou vigor com a nova diretoria. Atualmente a associação conta com 30 pessoas, mas busca mais associados. A APODEF oferece diversas atividades. No esporte: bocha andante e paraolímpica, atletismo (lançamento de dardo e disco e arremesso peso), natação e tênis de mesa. Além disso, há apoio psicológico com consultas uma vez ao mês. O curso de LIBRAS está formando uma turma e em breve abrirá para outras. O grupo de teatro é a novidade que em breve estará atuando.
Associados e familiares da Apodef |