Trending

A síndrome de Down e o mundo da fotografia

Durante aula de light painting. Foto Shirley Medeiros
Durante aula de light painting. Foto Shirley Medeiros
Por Rosilene Miliotti
Os alunos do Curso de Fotografia para Pessoas com Síndrome de Down, da Maré, estão organizando a exposição “Olhar para ver”, com as imagens feitas por eles durante as aulas. O objetivo do projeto é estimular a autonomia das pessoas. São 26 alunos, sete deles moradores das comunidades da Maré, que, desde final de fevereiro, aguçam o olhar a partir de aulas teóricas e práticas, com saídas ao ar livre para o piscinão de Ramos e Jardim Botânico.
A exposição será inaugurada no Centro Cultural dos Correios (a estatal patrocina o projeto) e posteriormente será montada no Galpão Bela Maré, na Nova Holanda. O curso é oferecido pelo Observatório de Favelas em parceria com o Movimento Down e o Ateliê Espaço Terapêutico. Os professores são AF Rodrigues e Elisângela Leite (fotógrafa do Maré de Notícias e do Imagens do Povo).
O número de moradores da Maré com síndrome de Down é de 46. Para que o número fosse exato, a Equipe Social da Redes da Maré visitou todas as casas de moradores identificados com Down no Censo Populacional da Maré, cujos dados estão sendo computados neste segundo semestre.
A coordenadora da Equipe Social da Redes, Gisele Ribeiro Martins, conta que as pessoas ainda confundem a síndrome de Down com diferentes deficiências intelectuais. “Percebemos que há falta de informação e que as famílias protegem demais e limitam a autonomia dessas pessoas, que deveriam ser estimuladas desde cedo, quando ainda crianças. A proposta da pesquisa é identificar e estimular que essas pessoas sejam mais autônomas”, explica.
Para isso, uma série de atividades estão sendo promovidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Caso você, morador da Maré, tenha alguém com síndrome de Down na família, procure a Equipe Social.

AGENDA: Exposição “Olhar para ver” De 17 a 20 de setembro, no Centro Cultural dos Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 Centro - perto da Candelária, atrás do CCBB)
Breve no Galpão Bela Maré, em data a ser definida.
Formação do Movimento Down para profissionais das áreas de saúde e educação Dia 27/09, na UFRJ
Reunião com os responsáveis que já estão nos projetos do Movimento Down Dia 09/10, na Redes da Maré
Mais informações: Equipe Social da Redes da Maré Tel: 3105-5531
equipesocial@redesdamare.org.br
Wilson Faustino

Wilson Faustino 43 anos casado, cadeirante empreendedor, trabalho com marketing e vendas diretas e virtuais. Atuando também como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Lomadee. Trago todo o meu conhecimento para ajudar aqueles que pretendem trabalhar do conforto da sua casa e conquistar a independência financeira e geográfica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads