Mesmo não comprovado, é prudente usar o gengibre todos os dias para tratar alguma dor
Foto: Shutterstock
É afrodisíaco
Mesmo não comprovado, é prudente usar o gengibre todos os dias para tratar alguma dor
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Embora não existam estudos sobre esse efeito, a medicina chinesa recomenda sua ingestão para inibir a disfunção erétil, por sua reconhecida ação na circulação sanguínea. O óleo de gengibre também é bastante utilizado em massagens que aquecem o corpo e excitam os órgãos sexuais. Esse alimento poderia ser considerado afrodisíaco por ter um sabor picante, um aroma forte e pelo seu afeito analgésico.
Alivia enjoos e náuseas
Essa é a propriedade medicinal mais estudada desse alimento. Apenas uma fatia fina de gengibre fresco no suco de frutas ou preparado com água quente é capaz de controlar náuseas e vômitos durante a gravidez e também em pacientes pós-operatório, quando o enjoo é bastante comum. Esse efeito parece ser local, agindo diretamente sobre o sistema gastrointestinal, aumentando sua motilidade e reduzindo os efeitos da náusea e, consequentemente, prevenindo vômitos.
Diminui a cólica menstrual
Apesar de não haver estudos que comprovem cientificamente essa propriedade, pelo fato de o alimento ter efeito analgésico ele pode, sim, melhorar as dores ocasionadas pela menstruação. Além de ingerilo, também são recomendados banhos e compressas quentes
com gengibre para aliviar as cólicas menstruais.
com gengibre para aliviar as cólicas menstruais.
Pode ser usado como tempero
O gengibre apresenta um sabor especial que combina com vários pratos. O seu aroma característico e o seu efeito pungente (picante) devem-se à presença de compostos ativos, como o shogaol e o gingerol. Combina muito bem com sucos de frutas, em sobremesas à base de frutas cozidas e também com hortaliças, como berinjela, abobrinha, tomate e pimentão. Basta usar a criatividade e incorporá-lo às receitas.
Pode ser usado todos os dias
Nenhuma pesquisa foi conduzida para identificar a dosagem adequada de consumo desse alimento. E, apesar de não haver estudos mostrando toxicidade do gengibre nem efeitos colaterais do seu uso na culinária ou para fins medicinais, parece prudente usá-lo diariamente apenas quando o objetivo for tratar algum sinal ou sintoma. O gengibre parece ter efeito anti-inflamatório por conter gingerol e shogaol, podendo ajudar no tratamento da artrite reumatoide. Além disso, estudos mostraram que o pó de gengibre pode melhorar dores e edemas causados pela doença.