Trending

Rio na contramão da educação inclusiva: cresce a procura por escolas especiais

Pedro Zuazo

Ao constatar Que a escola regularmente Onde Seu filho estava matriculado NÃO contava com Estrutura e NEM Profissionais Preparados Para Receber hum Aluno especial, o autônomo Sérgio Ricardo Meira de Souza, de 36 anos, foi Tomou Uma decisão: transferiu o menino parágrafo Uma escola especial. Este E APENAS UM Exemplo de Uma preocupante Tendência Que ocorre na Rede municipal de ensino do Rio: na contramão de da PROPOSTA de Educação Inclusiva, O Número de Matriculas de Portadores de Deficiência aulas EM Comuns cai, enquanto Cresce a procura Pelas aulas Especiais.

- Vi Que meu filho NÃO estava evoluindo. De: Não tinha NEM mediador Pará Ele, o Único jeito foi Fazer a Transferência - Diz Ricardo, Que Mudou o filho da Escola Municipal Tia Ciata, no Centro, Pará uma Escola Especial Municipal Francisco de Castro, no Maracanã.
A Educação Inclusiva - Que preve a Universalização do Acesso à Educação Básica na Rede regulares de ensino - E UMA das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), Aprovado Pela presidente Dilma Rousseff no ano Passado e com vigencia ATÉ 2024.
Na Rede municipal do Rio, o Número de Matriculas de Alunos Especiais aulas EM Comuns vinha Subindo desde 2007, mas começou a CAIR Nos Últimos anos, de Como mostram OS Dados do Censo Escolar. De 2012 Pará 2013, Ca
iu de 58,4% par 56,6%. Em Números ABSOLUTOS, were 229 Matriculas um Menos. O contrario Aconteceu COM o numéro de Matriculas aulas EM Especiais: no Período MESMO, subiu de 34,8% par 36,8%. Trocando miúdos EM, a UMa foi Injeção de 278 Alunos A MAIS aulas NAS Especiais.
Além da Escola Tia Ciata, Pais de Alunos Especiais enfrentam Dificuldades em Pelo Menos Duas Otras Instituições da Rede regulares: Escola Municipal Júlio de Castilhos, na Gávea, e Escola Municipal Friedenreich, no Maracanã.

- Meu filho começou a Estudar na Friedenreich há hum ano e precisei Lutar Pará a Direção Fazer Obras de Acessibilidade. Só consegui ágora hum mediador Pará ELE, MESMO ASSIM e Um estagiário e NÃO UM concursado - reclama Maria Teresa de Souza, de 40 anos.
A Secretaria Municipal de Educação Afirma Que Já VEM OS adotando Procedimentos necessários Pará alocação dos Profissionais NAS unidades Escolares da Rede. O orgão ressalta AINDA that s Gerências de Educação das Coordenadorias Regionais, em Conjunto com o Instituto Municipal Helena Antipoff, desempenham Ação de Orientação e Capacitação Junto AOS estagiários Quanto à Atuação e Mediação não atendimento AOS Alunos da Educação Especial.

Fonte: Jornal Extra.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads