O Movimento Down acaba de lançar a versão revisada e ampliada do Guia de Estimulação para Bebês com Síndrome de Down. A publicação traz novos exercícios, propostos pela fisioterapeuta Adriana Lima (Cresce Down) e com consultoria técnica da também fisioterapeuta Munique Dias (Rede Lucy Montoro).
O Guia de Estimulação para Bebês com Síndrome de Down (de 0 a 12 meses) pode ser baixado gratuitamente em nosso portal.
O lançamento do guia aconteceu durante o 3º Cobrafin – Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, realizado em Belo Horizonte, MG. O evento reuniu, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2014, fisioterapeutas e estudantes de diferentes partes do país.
A programação do Cobrafin incluiu a conferência “Fisioterapia neurofuncional em crianças com síndrome de Down”, que teve participação dos fisioterapeutas Carla Trevisan Martins Ribeiro (IFF/Fiocruz), Rodolfo Teles (Clínica Neuroreabilitar – RS) e Bruna Baggio (Clínica Neuroreabilitar – RS). Os temas abordados na conferência foram: ‘Estimulação precoce em bebês com síndrome de Down’, ‘É possível antecipar a marcha em bebês com síndrome de Down’ e ‘A importância do treino e equilíbrio na síndrome de Down’. O próximo Cobrafin será realizado em 2016, em Pernambuco.
Guia de Estimulação
A coleção Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com exercícios simples do dia a dia.
Para que a criança possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulação procura oferecer condições para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianças, com ou sem síndrome de Down.
Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicação.
Tags:
Síndrome de Down