Max Strzelecki aprendeu a se adaptar e usa mouse e teclados tradicionais para programar – Reprodução/Kickstarter
Max Strzelecki nasceu sem os dois braços, mas a deficiência não o impediu de se tornar um programador, paixão que carrega desde a infância. Com mouse e teclado tradicionais, ele usa os pés para escrever os códigos. No momento, o jovem está desenvolvendo o jogo “Warlocks”, que precisa pouco mais de US$ 500 para alcançar a meta de financiamento no Kickstarter. Em entrevista ao site VentureBeat, ele contou sobre a campanha e o estranhamento causado em outras pessoas.
— Muitas pessoas parecem pensar na minha deficiência — disse Strzelecki. — Sempre dizem: você é tão legal, como você faz isso, eu não conseguiria. Eu respondo: você não poderia fazer porque você não têm praticado com os pés por 20 anos. Eu tenho.
A paixão pela programação começou quando Strzelecki ainda era criança. Quando tinha 10 anos, a casa onde morava recebia a visita frequente de um programador, amigo da família, que mostrava os projetos para o avô de Strzelecki. Desde então, ele buscou estudar e aprender sozinho e agora, aos 21, cursa faculdade de Ciência da Computação.
— Eu comecei aos 10 anos e comecei a trabalhar duro para aprender — contou o jovem polonês. — No começo foi difícil, demorei para conseguir, mas já fiz muitos projetos solo. Alguns eu terminei, outros ficaram pelo caminho, mas “Warlocks” é o maior de todos.
Strzelecki conta que os médicos não encontraram explicação para a deficiência, mas ele nunca se sentiu afetado pelo problema e aprendeu a se adaptar ao mundo.
— Eu nasci assim. Então, tive que aprender a me adaptar e usar as minhas forças para alcançar o máximo. Nunca foi um problema. Eu uso equipamento normal. Eu sou uma pessoa normal.
Em “Warlocks”, Strzelecki trabalha com os amigos Dushan Chaciej e Radek Ratusznik, que atuam como designer e produtor, respectivamente. Toda a programação fica a cargo de Strzelecki. O jogo é uma plataforma de ação mágica, com visual de 8 bits e personagens que usam seus poderes para enfrentar criaturas sombrias.
O jogo está sendo desenvolvido para PCs e WiiU, mas é possível que versões para PlayStation 4 e Xbox One também sejam lançadas.