“O principal objetivo é transformar a vida das pessoas com deficiência estão no ‘escuro’”, explica Dolores Affonso, organizadora do evento. Dolores contou brevemente como a sua história de vida foi responsável para criar o Congresso de Acessibilidade. Ela contou que perdeu a visão, pela doença de Stargardt. Sozinha começou a buscar informações e resolveu criar o blog Stargardt Brasil. Depois da pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas começou a prestar consultoria na FGV, verificando a acessibilidade necessária para alunos com deficiência nos cursos online.
Foi na Reatech (Feira especializada para pessoas com deficiência) que ela teve a ideia de levar as informações que acontecem na feira para pessoas do Brasil inteiro. “Percebi a necessidade, tive o start conversando com várias pessoas. As pessoas do resto do país não tinham acesso. Perguntei para as empresas, vamos levar a Reatech para as pessoas e eles apoiaram”, contou Dolores
A ideia é oferecer palestras online, o Congresso é gratuito para que as pessoas possam assistir no computador, notebook e tablets. Em locais onde as pessoas não tem acesso a internet, estão sendo feitas parcerias com Universidades e instituições para que as pessoas assistam como fosse vídeo conferência. Quanto a acessibilidade, tanto o site conta com recursos acessíveis (botão de aumento de letra), como os vídeos contam com recursos de audiodescrição, Libras e legendas.
Para participar é só se inscrever no site