Sentimentos de clientes paraplégicos com lesão medular e cuidadores: implicações para o cuidado de enfermagem
Resumo
O estudo objetivou identificar os sentimentos dos clientes paraplégicos com lesão medular e seus cuidadores acerca do trauma; discutir sobre os sentimentos dos clientes paraplégicos com lesão medular e seus cuidadores acerca do trauma e suas implicações para o cuidado educativo de enfermagem.
O método foi convergente-assistencial, desenvolvido por meio de de entrevistas semiestruturadas com cinco clientes paraplégicos com lesão medular inscritos no atendimento de reabilitação de um hospital escola público do Rio de Janeiro e dois clientes paraplégicos com lesão medular, residentes de um centro de convivência, organização não governamental do Rio de Janeiro e três cuidadores.
Os dados foram produzidos no período de 01 de julho de 2011 a 01 de março de 2012. Aplicou-se a análise de conteúdo temática.
Os resultados mostraram que cada indivíduo possui sua própria estratégia de enfrentamento à sua nova condição. O acesso aos sentimentos, explorando anseios, expectativas, emoções, por parte da Enfermagem, é relevante, pois esta identificação proporciona uma assistência mais humanizada, tornando o enfrentamento a essa condição, menos traumático. O diálogo estabelecido entre enfermeiro, cliente paraplégico com lesão medular e seus cuidadores identificou os sentimentos dos mesmos, o que proporcionou um cuidado educativo aderente às condições de ambos.