CBF divulga a lista de convocados para a Copa do Mundo da FIFA sem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Na manhã desta quarta-feira (07/05), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), organizou um mega evento, no Rio de Janeiro, para divulgar a lista de 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo da FIFA de futebol, que será disputada este ano, no Brasil. Até aí, tudo bem. O assunto dominou as transmissões de TV , redes sociais e principalmente na internet.
Foram cerca de 40 minutos de coletiva de imprensa, com perguntas de jornalistas de todo o Brasil e, é claro, de diversos países do mundo. Mas o que nos chamou a atenção foi a pergunta (muito pertinente, diga-se de passagem) feita pela jornalista surda, Clarissa Guerretta da TV INES, ajudada pela Intérprete de Libras - a Língua Brasileira de Sinais – Andreza Macêdo. Ao final da resposta, Felipão meneou positivamente a cabeça e fez um sinal de positivo para a jornalista e sua intérprete.
A nota negativa fica por conta da falta de recursos de acessibilidade na transmissão da CBF. Nada de Intérprete de Libras no evento, nada de janela de Libras na transmissão, nada de legenda e nada de audiodescrição.
Daí fica a pergunta: Senhora CBF, as pessoas com deficiência não merecem acompanhar e torcer pela nossa Seleção brasileira?
* Agradecemos os nossos leitores Aline L’Astorina e Rodrigo de Souza que nos ajudaram, complementando as informações sobre a jornalista e sua intérprete.