Nem todos sabem que podem se beneficiar com algumas despesas que foram desembolsadas no ano anterior. Ao fazer a declaração do Imposto de Renda 2014 (ano-base 2013), o contribuinte pode abater alguns gastos do valor devido para a Receita Federal.
Com isso, pagará menos imposto ou aumentará o valor da sua restituição. Mas só é possível abater o IR sobre estas despesas se a declaração for feita no modelo completo, como alerta o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.
Vejamos algumas das deduções que podem ajudar a pessoas com deficiência a diminuir a voracidade do Leão e quem sabe aumentar a sua restituição do imposto de renda.
Gasto médico
Sem limite de abatimento, as despesas com saúde incluem consultas a médicos de todas especialidades, além de exames periódicos, cirurgias e internações hospitalares.
Plano de saúde
Também não há limite para abater os gastos com o seguro de saúde, podendo-se incluir o pagamento feito para os dependentes.
Dentista
A visita ao dentista também gera desconto no IR, desde tratamentos de canal, extração de dentes até cirurgias periodontais.
Implante dentário
Assim como outras próteses, este item também permite fazer a dedução do Imposto de Renda nos gastos com saúde.
Psicólogo ou psiquiatra
O tratamento da saúde mental e emocional também é considerado um tipo de despesa com saúde, portanto também não há limite para a dedução no Imposto de Renda.
Cirurgia plástica com fins de saúde
Contanto que não tenha objetivos estéticos, o procedimento também beneficia o contribuinte. É o caso de intervenções de reconstrução da mama e correções que melhorem a saúde do paciente.
Cadeira de rodas
A compra deste item, assim como próteses para pessoas com deficiência física, está prevista para o abatimento do Imposto de Renda.
Próteses
Usados para repor membros de pessoas com deficiência física, estes itens permitem o abatimento do IR na declaração se sua aquisição foi feita no ano anterior.
Fisioterapia
É possível descontar do Imposto de Renda os gastos com este tipo de reabilitação terapêutica.
Fonte: Blog Deficiente Físico