Pessoas com deficiência podem ver algo novo e muito aguardado quando jogam jogos de vídeo hoje em dia.
O rosto de jogos de vídeo está mudando, como chamadas de sair para mais diversidade nas representações de personagens. A partir de uma chamada para personagens femininos para demandas de gays, lésbicas e personagens minoritários outros, o vídeo game designers estão começando a tomar conhecimento de que os jovens, em linha reta, os homens brancos não são a única demográfico que deve visar, especialmente agora que os controladores de videogame adaptados permitem mais pessoas com deficiência para jogar jogos de vídeo.
Estima-se que 15% ou mais da população tem uma deficiência, mas é raro ver representações de pessoas com deficiência em jogos de vídeo. Aqueles vemos tendem a ser aqueles com próteses de estilo ficção científica e cibernética que melhorem as suas capacidades muito além daqueles de armas normais pessoas-biônicos que concedem força e de armas de super enxertos que permitem que as armas atirar usuário de seus braços são vistas comuns. Estes, no entanto, claramente não são representações realistas de amputados.
Um bom exemplo é Nathan "Red" Spencer do jogo Bionic Commando. Muitas vezes chamado de um dos melhores personagens de videogame com deficiência, não pode exatamente ser chamado desativado com base no fato de que o braço biônico restaura todas as funcionalidades de um braço normal e, em muitos aspectos, é sobre-humano em forma e função.
Outro exemplo é o mestre Jedi Rahm Kota de Star Wars. Em The Force Unleashed , ele fica cego e sua acuidade com os poderes místicos concedidos a ele pela Força estão enfraquecidos, mas os dois eventos estão interligados, fazendo com que sua cegueira, tanto à vista e com a Força-um aspecto decisivo de sua personagem. Ele não é um homem com deficiência; ele é um homem definido por sua deficiência.
Há, no entanto, alguns casos em que as pessoas com deficiência são tratadas adequadamente em jogos de vídeo. Ironicamente, uma das melhores representações de uma pessoa com deficiência vem de uma franquia de jogos que é conhecida por estereótipos evidentes. Lester Crista de "Grand Theft Auto V" é um homem com uma deficiência que limita a sua mobilidade, mas que não vê-lo com uma bengala e, em uma cadeira de rodas, a deficiência raramente é mencionado no jogo, porque ele não define seu caráter ou importa para a história.
Outro personagem com uma deficiência que é retratado corretamente em um jogo é Joker Moreau, o piloto da série "Mass Effect". Joker sofre de doença dos ossos frágeis, mas esta informação não está ainda revelado se as perguntas certas não são feitas no decorrer do jogo. Joker não é definida por sua deficiência, mas por suas habilidades como piloto e sua personalidade leal, inteligente e de cabeça fria.
Embora existam algumas personagens como Coringa e Lester, que são excelentes retratos de pessoas com deficiência em jogos de vídeo, há muito mais como Red Spencer cuja deficiência dar-lhes super-poderes, ou Rahm Kota, que são definidos pelo fato de que eles têm deficiências . É muito raro para jogos de vídeo para retratar personagens com deficiência que são apenas uma parte de seu caráter geral, em vez de uma que os define, de alguma forma, embora pareça que a mudança está a caminho. O vídeo mostra como os jogadores foram introduzidas para Lester Crest. Se você fosse um designer de videogames, descrever o personagem com uma deficiência que você criaria!
Fontes: tay.kotaku.com
Tags:
Cadeira de rodas
Cadeirante
Ciência
Ciência e tecnologia
Criança com Deficiência
Pessoas com Deficiência
Tecnologia
Vídeo