Trending

Previna-se!Descubra quem pode e como é possível se vacinar contra o HPV

Doença sexualmente transmissível, o HPV (Papiloma Vírus Humano) pode causar mais de 100 tipos de infecções e entre elas está o câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer que mais atinge mulheres, atrás apenas do de cólon e reto e mama. Mas, a vacina que combate o vírus já existe e agora faz parte do SUS. 

Como prevenir o HPV 
Além do uso da camisinha, que é a melhor medida para evitar doenças sexualmente transmissíveis, existem dois tipos de vacinas para HPV que combatem os vírus e previnem a doença. A primeira delas é a bivalente, que serve para os vírus 16 e 18; e a segunda é a quadrivalente, que ainda inclui os do tipo 6 e 11. 

Quem pode tomar 
Antes disponíveis apenas por altos valores em clínicas particulares, agora as vacinas fazem parte do calendário de saúde do SUS. A vacinação gratuita será feita em meninas de 9 a 13 anos. O Ministro da Saúde afirma que as pré-adolescentes estão sendo priorizadas pois este é o grupo de risco que apresenta maiores resultados positivos. “Esta é a faixa-etária em que a vacina contra HPV tem a melhor resposta. Nesta fase, a menina pré-adolescente que tomar a vacina vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero”, explicou. 

Porém, aquelas que não se enquadram no grupo que vai receber a vacina de HPV de graça podem optar por pagar. A aplicação pode ser feita em clínicas e hospitais particulares e o preço varia de R$200,00 a R$400,00 cada dose.
Como tomar a vacina de HPV pelo SUS 
A vacina contra o HPV passa a ser aplicada pelo SUS a partir de 10 de março em meninas entre 11 e 13 anos. A informação é do Ministério da Saúde, que ainda afirma que: “a meta é vacinar 80% do público alvo, formado por 5,2 milhões de meninas”. 

O programa será dividido em três etapas. Na primeira delas, que começa em março, serão vacinadas meninas com idade entre 11 e 13 anos. Em 2015, o programa prevê a imunização de pré-adolescentes entre 9 e 11 anos. Na terceira e última fase, a vacinação atinge garotas com 9 anos. 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é dividida em três doses. Sendo a segunda aplicada depois de seis meses da primeira e a terceira, cinco anos depois. 

Para tomar a vacina contra HPV é só ir até uma rede pública de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade. 

Vacina contra HPV nas escolas 
Além dos postos de saúde, a vacina de HPV também poderá ser disponibilizada nas escolas. A parceria deve acontecer com as secretarias estaduais e municipais de educação. “A experiência mundial mostra que, quando combinamos vacinação com ambiente escolar, são alcançadas maiores coberturas”, ressaltou Padilha.
Wilson Faustino

Wilson Faustino 43 anos casado, cadeirante empreendedor, trabalho com marketing e vendas diretas e virtuais. Atuando também como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Lomadee. Trago todo o meu conhecimento para ajudar aqueles que pretendem trabalhar do conforto da sua casa e conquistar a independência financeira e geográfica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads