Há dez anos, Travis Iverson estava em um acidente de mergulho que quebrou o pescoço, deixando-o paralisado e numa cadeira de rodas. Não muito tempo depois, Iverson, que é agora 31 anos, descobriu um problema relacionado com a cadeira de rodas, e é um problema que é mais comum do que a maioria das pessoas imagina. Ele não consegue encontrar roupas que se encaixam corretamente e ainda com bom aspecto.
Como muitas pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas para a mobilidade, ele descobriu que a maioria das cadeiras de rodas adaptações de roupas disponíveis função sobre a forma favorecida."Eu pensei," ele diz, "eu estou doente e cansado de ir em lojas e vendo roupas que eu quero usar, voltar para casa, experimentá-los, e eles simplesmente não se encaixam."
Seu vizinho, uma costureira, o ajudou a modificar a roupa que ele iria comprar para que ele pudesse ser mais confortável e ainda com bom aspecto. Por exemplo, um pedaço de material adicionado para os lados de um revestimento feito o artigo mais confortável. Substituindo o assento de suas calças com uma única peça de tecido macio ajudou a aliviar e reduzir a ocorrência de úlceras de pressão, um mesmo mortal fato comum e às vezes de vida para cadeirantes.
A idéia, Iverson diz, é remover os bolsos e costuras das roupas, tanto quanto possível. É que o material extra esfregando contra a pele que faz com que as feridas.
Essas modificações já serviu como protótipos para uma linha de roupas projetado especificamente para usuários de cadeira de rodas. De acordo com seus professores da escola de negócios e marketing do Algonquin College, a ideia é sólida e pode realmente se tornar muito bem sucedido e rentável como um negócio.
Patti Igreja do departamento de pesquisa e inovação aplicada diz: "O número de pessoas em cadeiras de rodas está crescendo como uma tendência global."
Diz Iverson, "Descobrimos que havia apenas uma grande lacuna em termos de roupas da moda global, especialmente na América do Norte."
O objetivo, explica Iverson, é combinar moda com conforto e acessibilidade, uma opção rara em roupas para cadeirantes. Os designers de moda não são necessariamente esnobando cadeiras de rodas, eles estão simplesmente com vista para esse mercado emergente que está cheia de potencial. O público ainda não perceber que este é um público significativo entre os consumidores. Enquanto não há um esforço significativo para melhorar a mobilidade e acessibilidade, o fato é que só recentemente os indivíduos e os fabricantes começaram a ver que há uma necessidade de estilo pisou-up e design adaptável nesta área.
Iverson sabe uma oportunidade quando vê um. "Estou no negócio de linha de roupas para criar roupas acessíveis moda. Roupas que são voltadas para ajudar as pessoas com necessidades especiais será capaz de colocar em peças que estão nas lojas hoje em dia, com as acomodações que eles precisam para usá-los com pouco esforço e tempo que são acessíveis. Cada peça vai estar disponível para as pessoas com necessidades especiais em um sabor elegante. "
Iverson está trabalhando em um plano para vender suas criações na Internet. Ele diz que a única coisa que está de pé em seu caminho agora é um nome para sua nova empresa, embora o nome acima só poderia ser ele. Que nome você sugere para sua linha de roupas exclusiva para cadeiras de rodas wearable?
Fonte: cbc.ca / news
Tags:
Adaptações
Cadeira de rodas
Cadeirante
Cultura
Moda Inclusiva
Moda/Fotografia
Pessoas com Deficiência
Superação
Tetraplégico