Uma bebida promete ajudar a manter a memória de pacientes que sofrem de doença de Alzheimer em sua fase inicial. O estudo sobre esse suplemento alimentar e começou há dez anos, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.
O professor do Cérebro e Ciências Cognitivas Richard Wurtman desenvolveu um mix de nutrientes e passou a pesquisar o uso desse composto com foco em reconstituir a perda da comunicação química entre os neurônios com Alzheimer. Testes feitos com 225 pacientes com Alzheimer leve mostraram que 40% que ingeriram o suplemento diariamente melhoraram a memória, após 12 semanas. Outra pesquisa, realizada em países europeus com 259 pessoas, durante seis meses, também teve o mesmo resultado. Os estudo foram patrocinados pela Divisão de
Nutrição Especializada da Danone, que agora detém a licença da patente registrada pelo professor do MIT. Os resultados do ensaio clínico, realizado na Europa, foram publicados no ano passado no "Journal of Alzheimer´s Disease". Outro estudo, no entanto, mostrou que a bebida não tem efeito em pacientes com a doença em estágio mais avançado. O produto, cujo nome comercial é Souvenaid, começou a ser vendido no Brasil em setembro do ano passado e já vem sendo usado por mais de duas mil pessoas.
Cada frasco de 125ml da bebida custa cerca de R$ 10 a unidade. A fórmula, entre outros componentes, contém vitaminas do complexo B, fosfolipídios, ômega 3, colina e uridina (um componente de RNA encontrado no tomate e outros alimentos). O suplemento não substitui medicamentos, alerta Cláudio Sturion, diretor médico da Divisão de Nutrição da Danone.
O professor do Cérebro e Ciências Cognitivas Richard Wurtman desenvolveu um mix de nutrientes e passou a pesquisar o uso desse composto com foco em reconstituir a perda da comunicação química entre os neurônios com Alzheimer. Testes feitos com 225 pacientes com Alzheimer leve mostraram que 40% que ingeriram o suplemento diariamente melhoraram a memória, após 12 semanas. Outra pesquisa, realizada em países europeus com 259 pessoas, durante seis meses, também teve o mesmo resultado. Os estudo foram patrocinados pela Divisão de
Nutrição Especializada da Danone, que agora detém a licença da patente registrada pelo professor do MIT. Os resultados do ensaio clínico, realizado na Europa, foram publicados no ano passado no "Journal of Alzheimer´s Disease". Outro estudo, no entanto, mostrou que a bebida não tem efeito em pacientes com a doença em estágio mais avançado. O produto, cujo nome comercial é Souvenaid, começou a ser vendido no Brasil em setembro do ano passado e já vem sendo usado por mais de duas mil pessoas.
Cada frasco de 125ml da bebida custa cerca de R$ 10 a unidade. A fórmula, entre outros componentes, contém vitaminas do complexo B, fosfolipídios, ômega 3, colina e uridina (um componente de RNA encontrado no tomate e outros alimentos). O suplemento não substitui medicamentos, alerta Cláudio Sturion, diretor médico da Divisão de Nutrição da Danone.
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Alzheimer