Um novo estudo conseguiu desenvolver um antibiótico inteligente que visa bactérias específicas e corta seu DNA, eliminando bactérias multirresistentes aos medicamentos.
A nova abordagem, publicada na revista online mBio, usa o sistema imunológico bacteriano, chamado sistema CRISPR-Cas, que protege as bactérias através da criação de cadeias de RNA, chamadas de CRISPR-RNA, que respondem ao DNA do invasor e, em seguida, liberta as proteínas de defesa no DNA do invasor.
Os pesquisadores desenvolveram uma forma de tornar o CRISPR-RNA como alvo das sequências de DNA das bactérias, fazendo com que a bactéria destrua a si mesma.
Testes de laboratório mostraram que esta abordagem é eficiente, já que conseguiu-se eliminar uma cultura de Salmonella sem afetar as demais bactérias que se encontravam junto a elas.
Agora, os pesquisadores explicam que, visando vertentes específicas de DNA através do sistema CRISPR-Cas, serão capazes de contornar os mecanismos subjacentes a muitos exemplos de resistência aos antibióticos, ou seja, os medicamentos passaram a atuar em bactérias especificas sem causar tantos efeitos negativos a outras, o que otimizará tratamentos de infecções graves.
Fonte: UP