A quinta-feira, 16, foi agitada no Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 1ª Divisão, que ocorre até domingo, 19, em Brasília. Onze jogos movimentaram a competição, realizada simultaneamente na quadra do Cruzeiro Novo e no ginásio do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros. O evento reúne mais de cem atletas de doze equipes, de oito estados do Brasil, numa maratona de 33 jogos. A final será no domingo, às 10h, no ginásio do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), com o apoio do Ministério dos Esportes e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os três cabeças de chave, CAD Rio Preto (SP), Andef (RJ) e Águias (SP), estão empatados na liderança do campeonato com três vitórias cada. Nesta quinta, 16, o CAD Rio Preto, que venceu a Adfego (GO) por 101 a 12, no primeiro dia, bateu a ADD Magic Hands (79 a 51) e a ADA (78 a 53). Depois de vencer a Afadef na estreia (66 a 50), a Andef encarou a ADDF (74 a 46) e a ADD Magic Wheels (59 a 16). Já o Águias enfrentou a Ascamte (100 a 28) e o All Star Rodas (76 a 26).
A equipe da casa, a Comissão Jovem, estreou no campeonato perdendo para o Águias (85 a 46), atual campeão brasileiro da modalidade. Nesta quinta, a equipe venceu o All Star Rodas, do Pará, por 69 a 54, mas perdeu para a Ascamte, do Piauí, por 83 a 43.
Cestinha – O atleta Leandro Soares de Oliveira, da Afadef (SC), desponta como o cestinha da competição, com 76 pontos marcados. Atrás dele, estão os jogadores da ADA, Anderson Carlos Ferreira, e da ADD Magic Hands, José Marcos da Silva, com 59 pontos cada.
Abertura – A presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), Naíse Pedrosa, comandou a solenidade de abertura do evento, nesta quinta. Ela frisou a qualidade das equipes em quadra. “É o principal campeonato da modalidade. Temos a elite do basquete nessa disputa”, colocou Naíse.
O evento contou com a presença de Wanderson Monteiro, assessor especial do Governo, representando o governador do Distrito Federal, Agnello Queiroz; Daniel Romanello, diretor de projetos do Comitê Paralímpico Brasileiro, representando o presidente do CPB, Andrew Parsons; Fábio Diniz, assessor do Gabinete do Governador, representando Daniel Castro, da Secretaria de Atendimento do Governo, e ainda o tenente-coronel Carlos Ney de Albuquerque Pinto, comandante do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, e Alan Andrade, presidente da Federação Brasiliense de Basquete em Cadeira de Rodas.
O Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas é custeado por um convênio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o Ministério do Esporte. Outras 15 modalidades adaptadas também são contempladas pelo acordo.
SERVIÇO:
Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 1ª Divisão
Quando: de 15 a 19 de janeiro
Local: Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Setor Policial Sul Área Especial 3) e ginásio Cruzeiro do Sul (SAI Trecho 1 Lote D. Antigo Art Telebrasília).
Entrada franca
Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 1ª Divisão
Quando: de 15 a 19 de janeiro
Local: Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Setor Policial Sul Área Especial 3) e ginásio Cruzeiro do Sul (SAI Trecho 1 Lote D. Antigo Art Telebrasília).
Entrada franca
Mais informações:
Mariana Fontes – (81) 9924-6876
Mariana Fontes – (81) 9924-6876