A Diabetes é uma doença que ainda não tem cura, apesar de conseguir ser controlada dependendo de quando ela é descoberta e do seu nível de intensidade. O problema é que nos últimos anos o mundo está acompanhando um aumento considerável no número de pessoas com a doença. Um dos principais motivos, de acordo com um comunicado da Organização Mundial da Saúde, é o estilo de vida nos dias de hoje.
De acordo com o comunicado que foi emitido recentemente, um dos grandes motivos que fez com que aumentasse a quantidade de pessoa com diabetes é o estilo de vida pouco saudável dos dias de hoje, quando as pessoas estão se movimentando cada vez menos, ao mesmo tempo que estão aumentando consideravelmente a quantidade de gordura ingeridas nos lanches rápidos.
“Estes comportamentos são motivados pela globalização da propaganda e do comércio de alimentos pouco saudáveis. Além disso, a rápida urbanização, a inatividade física e o envelhecimento da população também contribuem.” A afirmação é parte da declaração do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, foi realizada para marcar o Dia Mundial do Diabetes, nesta quinta-feira (14).
Este relatório da OMS foi um dos mais contundentes dos últimos anos relacionado a doença, apontando que existe um crescimento do número de casos praticamente no mundo inteiro, e principalmente entre os jovens e nos países mais pobres. Apesar do crescimento e da grandiosidade do problema, a organização destaca que ele pode ser resolvido com ações individuas.
Má alimentação e falta de exercícios físicos
A Organização Mundial da Saúde deixa claro que os principais motivos que levam uma pessoa a desenvolver a doença é a falta de qualidade na sua alimentação e também a falta de exercício físicos no dia a dia. Um dos problemas mais graves em relação a doença é a grande quantidade de crianças que estão apresentando o problema.
A ONU acredita que as pessoas também devem ser incentivadas a uma mudança de comportamento, e que isso pode ser feito através de políticas públicas diretamente relacionadas com o incentivo a alimentação mais saudável e também a prática de atividade físicas.
A ONU cita alguns exemplos de ações que podem ser tomadas pelos governos, como apoio aos pequenos agricultores para que as pessoas tenham acesso a alimentos naturais mais baratos.
Dicas para evitar a Diabetes
Um dos principais sinais de que alguma coisa pode estar errada no seu organismo é o excesso de peso. Por isso, fique sempre atento a isso. Mas também é importante ressaltar que nem sempre as pessoas que são gordas são as que desenvolvem a diabetes.
Evite comer alimentos que sejam ricos em gordura no seu preparo, como fast-foods ou comidas congeladas pronta. Prefira sempre alimentos naturais e coma muitos vegetais e verduras nas suas refeições.
Pratique exercícios físico, pelos menos uma hora por dia durante três vezes na semana.