Milhares de Pessoas com os mais diversos tipos de deficiência protestaram na segunda feira (18/11) na sede da empresa Fácil, na Estação da 114 Sul, em Brasília, contra o bloqueio de mais de 8 mil cartões do passe livre. Todos reclamam que o benefício tem sido bloqueado constantemente e sem nenhum aviso prévio trazendo grande prejuízo aos seus usuários. A gratuidade no transporte público do DF é regulamentado por três leis distritais. Elas preveem que pessoas com deficiência física, mental, sensorial ou renal, câncer, anemias congênitas, hemofilia e HIV não paguem a condução, sem limite sobre a quantidade de viagens do usuário.
O presidente do ICEP Brasil Sueide Miranda, conhece bem o histórico de desrespeito que o DFTrans e a Secretaria de Justiça tem promovido contra as pessoas com deficiência. “Sabemos que muitas pessoas que trabalham hoje com a emissão do Passe Livre, foram indicados pelo Deputado Cassado Benício Tavares, e que muitos desses passes livres foram fornecidos a pessoa que não obedeciam aos critérios da Lei, e mesmo assim foram fornecidos por questões eleitoreiras, agora sem nenhum aviso tem os seus cartões de passe livre bloqueados, somos a favor do recadastramento com muito critério e respeito aos seus usuários, somos contra qualquer forma de bloqueio, informa Sueide”.
Após vários telefonemas recebidos hoje de funcionários e associados do Icep Brasil, informando o bloqueio do passe livre o Presidente do Icep Brasil de imediato contatou com o Ministério Público, para solicitar reunião urgente com a promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério Publico do Distrito Federal e Territórios por considerar o bloqueio de milhares de cartões do passe livre sem o devido comunicado, uma questão de despeito aos direitos humanos dessas pessoas, muitas delas podem precisar usar o cartão do passe livre para procedimento médicos cirúrgicos e para ir ao trabalho, conclui Sueide.
Conforme o presidente do Icep esse assunto será a partir de agora tratado com a devida atenção das autoridades, pois o seguimento organizados das pessoas com deficiência vão buscar urgente apoio de deputados para a construção de uma audiência pública para discutir esse assunto com o devido respeito com os seus usuários e pra buscar responsabilidades se algum servidor publico por alguma razão está bloqueando indevidamente os passe livres dessas pessoas.
Fonte de informação da assessoria de comunicação do ICEP BRASIL
Site: www.icepbrasil.com.br
Email: icepbrasil@icepbrasil.com.br
Site: www.icepbrasil.com.br
Email: icepbrasil@icepbrasil.com.br