Próxima »
O medalhista paraolímpico Dave MacCalman se tornou a primeira pessoa no mundo a adquirir o Rex, um exoesqueleto robótico que funciona como um par de pernas mecânicas, devolvendo a capacidade de andar a pessoas paralíticas. O atleta ficou paralítico ao sofrer uma lesão na medula, depois de mergulhar em um rio.
De acordo com a Rex Robotics, empresa neozelandesa responsável pelo equipamento, o aparelho é bastante flexível, permitindo que o usuário possa subir e descer escadas sem forçar os braços ou os ombros. Para orientar os movimentos, o Rex possui um joystick manual semelhante aos controles de videogame.
Dessa forma o usuário do Rex se torna independente, dispensado o auxílio de outras pessoas para se locomover ou até mesmo para ficar de pé. No entanto, um dos desenvolvedores das pernas biônicas, Richard Little, e seus colegas destacam que o Rex não é um substituto para a cadeira de rodas e sim um complemento.
O exoesqueleto foi criado a partir de conselhos de cadeirantes e sugestões de especialistas em deficiência física e custa US$ 150 mil. Quem se interessar pelo produto pode encontrar indicações de uso, formas de adquirir o equipamento ou entrar em contato com os desenvolvedores direto pelo site da Rex Bionics.