Para exercer o direito de dirigir, deficientes físicos precisam de automóveis especialmente adaptados para a missão. Esses carros geralmente possuem câmbio automático, mas como esse acessório caracteriza modelos mais luxuosos, as opções de compra podem acabar muito caras.
O programa Autonomy, que a Fiat oferece na Europa e no Brasil, consegue adaptar embreagens automatizadas em automóveis de transmissão convencional, menores ou mais simples. Cadeiras giratórias e comandos de acelerador e freio para as mãos também estão nas listas de equipamentos disponíveis para esses clientes.
No futuro, com o amadurecimento de controles drive-by-wire totalmente eletrônicos e configuráveis, os automóveis poderão ser controlados por joysticks de sensibilidade artificial. Já existem protótipos que exploram essas possibilidades, como o Toyota FT-EV II, que eliminou os pedais ao adotar um volante que também serve como manche para acelerar e frear.
Já imaginou um carro capaz de ser pilotado por uma única mão? Com a tecnologia embarcada, isso está longe de ser impossível.
O programa Autonomy, que a Fiat oferece na Europa e no Brasil, consegue adaptar embreagens automatizadas em automóveis de transmissão convencional, menores ou mais simples. Cadeiras giratórias e comandos de acelerador e freio para as mãos também estão nas listas de equipamentos disponíveis para esses clientes.
No futuro, com o amadurecimento de controles drive-by-wire totalmente eletrônicos e configuráveis, os automóveis poderão ser controlados por joysticks de sensibilidade artificial. Já existem protótipos que exploram essas possibilidades, como o Toyota FT-EV II, que eliminou os pedais ao adotar um volante que também serve como manche para acelerar e frear.
Já imaginou um carro capaz de ser pilotado por uma única mão? Com a tecnologia embarcada, isso está longe de ser impossível.
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Adaptações