Bojana Danilovic, uma economista Sérvia de 28 anos, é portadora de uma condição médica rara: ela enxerga tudo de ponta cabeça. Médicos e cientistas da universidade de Harvard e do MIT examinaram Bojana e disseram que seu cérebro tem o que eles chamam de ‘fenômeno de orientação espacial’. De acordo com eles, que submeteram a menina a diversos testes, elas diagnosticaram que o cérebro da jovem é completamente normal, e não chegaram a uma explicação para o fenômeno.
Ela não é a primeira paciente na história a reportar esses sintomas, mas Bojana tem outra coisa especial: ela faz tudo ao contrário. Seus pais dizem que ela engatinhou para trás, andou para trás e inclusive nasceu ‘de pé’. De acordo com a família, a mãe da menina precisou parar de trabalhar para ensiná-la a andar pra frente.
E não para por aí: quando Bojana aprendeu a escrever, ele virou o papel de ponta cabeça e começou do canto inferior direito para o canto superior esquerdo. Era a única maneira que as letras faziam sentido pra ela. Idem para o teclado e para o computador, todos virados de ponta cabeça em uma repartição pública de sua cidade natal.
Os cientistas que estudaram a condição de Bojana chegaram a uma solução pra isso: criaram pra ela um software que vira tudo de ponta cabeça. Menos mal.
Fonte: Oddity Central