Durante o início das atividades do Praça Viva, na manhã deste sábado (17/08), o prefeito Ademar Delgado destacou que projeto de ocupação cultural visa dar um novo conceito às praças públicas, com prioridade para atividades culturais, esportivas, o lazer e a educação ambiental.
Executado de forma experimental, o Praça Viva acontece todos os sábados até dezembro, na praça da Simpatia, equipamento público recém inaugurado e parte do Programa Municipal de Urbanização do Rio Camaçari. O lançamento oficial do projeto será dia no dia 16 de setembro.
Com o aulão de ginástica às 6h, as atividades do Praça Viva foram iniciadas. Durante todo o dia, jovens e adultos participaram de partidas de futebol, futsal, tênis de mesa e de apresentações de karatê e capoeira.
O projeto contou ainda com feira de artesanato, stand de venda de produtos culturais e intervenções teatrais. Quem compareceu ao evento pôde aferir a pressão arterial e a glicemia. As crianças participaram de recreação especial, com brincadeiras e leituras de livros no Ponto Móvel da Cidade do Saber.
Para o aposentado Wilson Faustino, as atividades desenvolvidas através do Praça Viva só trazem benefícios à população. “Pra mim, é um maior incentivo para realizar exercícios. Vi que posso utilizar alguns equipamentos de ginástica disponíveis na praça da Simpatia”, destacou o morador da Lama Preta, que participou também de uma partida de tênis de mesa.
Às 15h começam as atividades no Palco da Diversidade, com apresentações musicais, de dança, teatro de rua e de grupos de cultura popular do Município, como o Espermacete de Barra do Pojuca, o Boi Mirim de Parafuso e o Grupo Abolição Capoeira de Arembepe. As ações seguem até às 20h.
O projeto Praça Viva é fruto de uma ação conjunta entre as secretarias municipais do Governo, da Cultura, da Educação, do Esporte e Lazer, do Desenvolvimento Urbano, esta última através da coordenação do Meio Ambiente, e da Cidade do Saber.
Participaram do início do projeto Praça Viva os secretários da Cultura, Vital Vasconcelos, da Habitação, João Bosco Quirelli, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, do Esporte e Lazer, Marco Antonio Santos, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, de Relações Institucionais, Anderson Santos, além do diretor-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Alfredo Andrade, e do ouvidor do Município, Temístocles Vieira.
CAPOEIRA
O prefeito Ademar Delgado também prestigiou na manhã deste sábado (17/08) a roda de divulgação da capoeira. A apresentação, umas das atividades da 5ª edição do Camaçari Open de Capoeira, aconteceu na praça Desembargador Montenegro e contou com a participação de capoeiristas de diversas nacionalidades,
Na ocasião, o gestor municipal parabenizou a Associação de Capoeira Engenho de Vila de Abrantes, entidade organizadora do evento, que conta com o apoio da Prefeitura. “O esporte só traz benefícios para as pessoas, principalmente aos jovens”, afirmou o prefeito.
Tags:
Acessibilidade
Atividade Física
Cadeira de rodas
Cadeirante
Cultura
Dança
Educação
Inclusão
Notícias