Mulheres que consomem mais produtos frescos apresentam menor risco de desenvolver câncer de bexiga, dizem pesquisadores da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores analisaram dados coletados de 185.885 adultos durante um período de 12,5 anos, entre os quais foram relatados 581 casos de câncer de bexiga invasivo - 152 mulheres e 429 homens.
Após o ajuste para variáveis relacionadas ao risco de câncer, incluindo idade e tabagismo, os pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiam mais frutas e legumes tinham menor risco de câncer de bexiga.
O estudo, publicado no Journal of Nutrition, mostrou que mulheres que consumiam frutas e verduras das cores amarela e laranja foram de 52% menos propensas a ter câncer de bexiga do que as mulheres que consomem menores quantidades desses alimentos. Os dados sugerem mulheres com o maior consumo de vitaminas A, C e E tiveram a menor risco de câncer de bexiga.
Não foram encontradas relações entre o consumo de frutas e vegetais de cores amarela e laranja e menor risco de câncer de bexiga entre os homens.
Fonte: UPI