Depois de impressionar o mundo ao vencer o favorito sul-africano Oscar Pistorius na prova de 200 m (classe T43/44) da Paraolimpíada de Londres no ano passado, o brasileiro Alan Fonteles voltou a surpreender neste sábado. O atleta de 20 anos venceu os 100 m T43 do GP paraolímpico de Berlim com 10s77 e cravou o novo recorde mundial da categoria, tornando-se o homem amputado de pernas mais rápido do mundo.
O tempo detonou, e muito, a antiga marca de 10s91 que era dividida entre Pistorius e o norte-americano Blake Leeper. Ambos haviam alcançado o tempo em 2007.
Com o índice, Fonteles supera até o recorde mundial da classe T44, que é de 10s85 e pertence ao britânico Jonnie Peacock. Ao saber da marca do brasileiro, o europeu se manifestou no Twitter: "vai ser um ano divertido", escreveu.
A quebra do recorde mundial, com direito a uma grande diferença para o índice anterior, credencia Fonteles como grande favorito nas provas de 100 m e 200 m do Mundial Paraolímpico a ser disputado no mês que vem em Lyon, na França.