A bagagem das seleções brasileiras de Canoagem e Paracanoagem retornarão do Campeonato Sul-Americano cheia de ouro. O time nacional teve como um dos líderes o ex-BBB e paracanoísta Fernando Fernandes, que ganhou uma das 21 medalhas douradas conquistadas pela delegação em Valparaíso, no Chile, no último fim de semana. Com o resultado, o Brasil ficou atrás apenas da Argentina e do país-sede na classificação geral.
Fernando Fernandes ficou paraplégico depois de um acidente de carro em 2009. No ano seguinte, ele conquistou o primeiro dos seus três ouros em mundiais de paracanoagem. No Chile, o paratleta foi o campeão da prova de K1 A. Outra paracanoísta que se destacou em Valparaíso foi a bicampeã mundial Marta Ferreira, vencedora no K1 TA.
Na categoria sênior, o Brasil liderou as provas de canoa. A dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira, que esteve nos Jogos Olímpicos de Londres, levou o ouro nos 200m do C2. Na prova individual (C1) também dos 200m, os brasileiros Nivalter Santos e Isaquias Queiros travaram um duelo à parte. Melhor para o jovem Isaquias, campeão mundial júnior em 2011 e, agora, campeão sul-americano adulto.
Tags:
Esportes