Trending

Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência. São atendidas gratuitamente mais de 10 mil pessoas de 415 municípios de 9 Estados


552159_409872979079305_1613043824_n

O Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE) da Faculdade de Odontologia da Unesp do Câmpus de Araçatuba, que presta assistência gratuita a mais de 10 mil pessoas com deficiência provenientes de 415 municípios de 9 estados brasileiros, recebeu diversas melhorias. As portas duplas de acesso ao Centro foram automatizadas e assentos estofados e ambiente climatizado garantem mais conforto aos usuários.
Centro de referência na assistência odontológica à pessoa com deficiência, o CAOE foi fundado em 1984 pelo Prof. Dr. Ruy dos Santos Pinto, que o projetou com estrutura múlti e interdisciplinar e dentro de padrões técnicos e científicos para as assistências médica e odontológica às pessoas com deficiência.
Após sete anos de atividades, seu trabalho foi reconhecido pelo Instituto Interamericano da Criança do Departamento de Assuntos Educativos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e Beachcenter on Families and Disability Bureau of Child Research - University of Kansas - USA.
Os principais objetivos do CAOE são: prestar assistência odontológica múlti e interdisciplinar às pessoas com deficiência, independentemente de sua condição socioeconômica, raça, cor, religião e nacionalidade; orientar psicossocialmente os familiares dos pacientes e desenvolver ações socioeducativas envolvendo atividades culturais e de integração familiar e social; servir de campo ao ensino e de capacitação aos estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação da Unesp e de escolas públicas ou privadas; servir de campo a atividades de aperfeiçoamento para profissionais, voluntários, estagiários e residentes; Proporcionar meios para o desenvolvimento de pesquisas científicas através de Projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado; e manter intercâmbio cultural e científico com instituições congêneres e afins, nacionais e internacionais.
O Serviço de Recepção e Agendamento é básico e estratégico tanto no sentido de orientar sobre a sistemática assistencial como para direcionar o paciente aos diferentes serviços prestados pelo Centro.

Para agendamento de consultas, basta ligar das 9 às 11h30 ou das 14 às 16:30h nos telefones: (18) 3636-2832, (18) 3636-2753 ou (18) 9725-7550 em caso de urgência (Enfermeira Yara). Economize ligações agendando pelo e-mail recepcaocaoe@foa.unesp.br
Projetos de Extensão Universitária ligados ao CAOE
Projeto “A Música Associada às Necessidades Terapêuticas de Pacientes Especiais”
É um projeto onde são desenvolvidas diversas atividades culturais e de integração familiar e social, todas relacionadas à música e destinadas às pessoas com deficiência. Dentre os principais objetivos deste projeto está o de aumentar as respostas comportamentais adaptativas relacionadas às assistências médicas e odontológicas e também às relacionadas ao convívio familiar e social. Este projeto auxilia a humanizar os serviços de saúde e contribui para o processo de inclusão social. O projeto é desenvolvido no CAOE nas terças e sextas-feiras no período da manhã.

Projeto “Cão Cidadão da Unesp”
O objetivo inicial do projeto foi o de diminuir a ansiedade gerada durante a espera pelo atendimento odontológico, nas salas de recepção do CAOE, permitindo uma melhor abordagem do cirurgião dentista. Com o desenvolvimento do projeto outros importantes objetivos se somaram a este. A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste na utilização de animais como instrumento de terapia psicológica, mental e física, sendo uma técnica amplamente consagrada em outros países proporcionando resultados comprovadamente positivos. O projeto tem permitido a integração dos alunos e docentes dos dois cursos de graduação de nossa unidade (Odontologia e Medicina Veterinária), enfatizando-se o aspecto social e terapêutico dos animais de estimação, como auxiliar de terapias e como facilitadores do atendimento profissional de pacientes nem sempre colaborativos. O projeto é desenvolvido no CAOE todas as quintas-feiras no período da manhã.
Projeto “Promoção de Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência”
Projeto para prevenção e manutenção da saúde geral e odontológica da pessoa com deficiência. Participam alunos do curso de graduação sob supervisão e orientação da equipe multiprofissional do CAOE. Cuidadores recebem orientações e aprendem a utilizar recursos terapêuticos (adequadas ao quadro clínico do paciente) viabilizando ou facilitando a higiene bucal. ntre esses recursos destacam-se o uso de adaptações como dedeiras para manter a abertura bucal e pulseiras de areia para a contenção de movimentos involuntários. O projeto é desenvolvido no CAOE as segundas e quartas de manhã.

Projeto “Brincar e Sorrir”
O Projeto ”Brincar e Sorrir” (multiprofissional e interinstitucional) visa ensinar crianças com deficiência a se comportarem como pacientes odontológico colaboradores, inserido-as dentro de um contexto apropriado à suas compreensões e aceitações. Os estímulos da situação odontológica são apresentados gradualmente por meio de desenhos, réplicas de instrumentos odontológicos e brincadeiras de faz de conta dentista e paciente. Participam pais (ou cuidadores), alunos de graduação e profissionais do CAOE e de outras instituições. O projeto é desenvolvido no CAOE todas as quartas-feiras no período da manhã.
Contatos
Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência
Unidade Auxiliar de Estrutura Complexa da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP
Supervisor: Prof. Dr. João Eduardo Gomes Filho
Vice-Supervisor: Prof. Dr. Osmar Aparecido Cuoghi.
Rodovia Marechal Rondon, km 527
Araçatuba SP
Fone: 18 3636-2753http://www.foa.unesp.br/caoe
Email: mobimelo@foa.unesp.br
Wilson Faustino

Wilson Faustino 43 anos casado, cadeirante empreendedor, trabalho com marketing e vendas diretas e virtuais. Atuando também como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Lomadee. Trago todo o meu conhecimento para ajudar aqueles que pretendem trabalhar do conforto da sua casa e conquistar a independência financeira e geográfica.

2 Comentários

  1. Gostaria de saber quando posso reagendar o retorno do paciente especial Eder Junio Grosso , prontuário n. 1990056.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleusa Antonia Chiderolli Cavallari, querida aconselho você a procurar a direção do hospital, em caso de negativa procure o Ministério Público da sua cidade e continue buscando melhorias para o Eder, boa sorte. Grande abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads